Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

A forma de conhecer o usuário depende do contexto

Em um contexto de redes sociais, por exemplo, além do dados pessoais básicos (como nome e idade) a forma mais fácil de conhecer o usuário seria focando em que conteúdo ele escolhe ver, em quem ele segue, não necessáriamente através de perguntas, mas analisando os passos tomados por ele. Já utulizando "perguntas", ela deveriam focar em porque/para quê o usuário usa o produto (se o app não tiver uma função específica), a preferência de quando usar, e a preferência de conteúdos oferecidos pelo produto, vejo essas questões como principais, Utilizando um produto (site/app) de aprendizagem as quentões seriam o que a pessoa que aprender, se não for algo específico (como uma matéria, um conteúdo dentor da matéria, uma lingua/linguagem), quando ela pode aprender e em quanto tempo ela prefere encerrar os estudos (30 minutos por dia, durante 3 meses), e a preferência de conteúdo poderia ser avaliada de diferentes formas: o próprio usuário escolhendo se aprende melhor por texto, áudio, imagem, etc. ou avaliando qual a porcentagem de acertos do usuário e aos poucos alterar os exercícios para a forma como ele mais acerta, para uma melhor aprendizagem. Tudo isso se converte em design, sendo, muitos dados, obtidos pela forma que o projeto foi programado para que a interface converse com as preferências gerais e isoladas dos usuários.

1 resposta
solução!

Olá Mariana, tudo bem com você?

Obrigada por compartilhar a sua percepção conosco. Você está absolutamente certa em afirmar que a forma de conhecer a pessoa usuária depende do contexto. Em um contexto de redes sociais, por exemplo, a análise dos passos tomados pelo usuário pode ser uma forma mais eficaz de compreendê-lo. Por outro lado, em um contexto de aprendizagem, as perguntas são uma forma importante de entender as preferências do usuário.

Você mencionou algumas perguntas importantes que podem ser feitas para conhecer a pessoa usuária em diferentes contextos. Em um contexto de aprendizagem, por exemplo, é importante saber o que a pessoa quer aprender, quando ela prefere estudar e em quanto tempo ela quer encerrar os estudos. Além disso, é fundamental avaliar a preferência de conteúdo do usuário, seja por meio da escolha do próprio usuário ou pela análise dos resultados dos exercícios.

É importante lembrar que esses dados devem ser utilizados para aprimorar o design do produto, tornando-o mais adequado às preferências das pessoas usuárias. No entanto, é preciso ter cuidado para não fazer promessas que não possam ser cumpridas.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software