2
respostas

A entrega para o cliente

Ficaram algumas dúvidas.

Como entregamos o andamento dessas dinâmicas para o cliente? acho que entregar fotos ou apenas imagens dos post-it colados não seria o ideal ou suficiente talvez, como geralmente é feito? uma apresentação no powerpoint, uma documentação no word + excel claro que mostrando as imagens das dinâmicas para mostrar como chegamos naquela informação?

Um outra pequena dúvida, acho que ficar parando a equipe sempre para realizar os gamestorming pode ser uma tarefa difícil pq é difícil juntar nossos usuários internos e extenos para realização da dinâmica, então devemos aproveitar e fazer várias de uma vez? quais geralmente são feitas aproveitando um encontro apenas? ex: 360 view + proto persona e mapa de empatia no mesmo dia ai no segundo encontro feature + valor e esforço...

2 respostas

Olá Valdney,

Não existe uma resposta única para o que você perguntou. Cada empresa tem o costume de realizar determinadas ações. Mas eu vou falar o que eu vejo de mais comum e o que eu provavelmente faria.

Sobre a parte da entrega dos resultados, normalmente as pessoas acabam focando na apresentação da descrição das features organizadas e priorizadas. Se usam algum tipo de sistema de gerenciamento de features, você pode cadastrar o que foi descoberto nesse sistema.

Para apresentar os resultados você pode fazer um resumo falando do processo, das ideias e descobertas de cada um dos entregáveis e junto com uma apresentação visual (PPT). Já deixando o acesso ao material criado para todas as pessoas que precisam.

Caso você não apresente os resultados, você pode documentar de maneira bem resumida todo o processo: as linhas de pensamento e das motivações do processo de decisão para os entregáveis. Mais explicando, por exemplo, porque vocês chegaram num consenso daquela ordem na prioridade das features, do que detalhes de como foi a votação.

Sobre a pergunta de vários encontros, eu normalmente vejo nas empresas que o pessoal tira um tempo de 2 a 5 dias para resolverem o que é mais importante naquele momento. Mas o que normalmente acontece é que esse processo não acontece com tanta frequência, principalmente, quando são pessoas de fora da equipe de DEV.

Eu dou sempre preferência para a criação das protopersonas, por ser importante ter diferentes perspectivas para esse processo. O restante vai conforme a prioridade do projeto com relação as outras informações.

O importante é que as pessoas saibam o que foi feito, principalmente para usar e melhorar os materiais que foram criados. Evitando principalmente que todo o processo da gamificação seja refeito sem a necessidade ou por falta de informação.

Respondi tudo ou algo ainda não ficou claro?

Tem mais alguma dúvida?

Abraços.

Obrigado Livia, por enquanto são essas dúvidas ainda falta muita coisa de ux para estudar e com o tempo vou pegando as manhas :)