1
resposta

A cultura do aprendizado inútil!!

Antes de mais nada, quero deixar claro que este é um texto de OPINIÃO e que não estou me referindo à Alura ou a qualquer outro curso, mas sim, à cultura de aprendizado inútil que temos no Brasil.

Quando eu estava na quarta série (lááá pelos anos de 1988/1989), eu aprendi que o coletivo de camelo é cáfila, que o coletivo de lobos é alcateia e pasmem, que o adjetivo pátrio para que nasce na Lua é selenita!!!! Eu nunca tive em meus anos de estudos, aulas sobre educação financeira, economia ou Direito Constitucional, que, provavelmente, seriam bem mais importantes no meu desenvolvimento como cidadão. "Mas Júnior! O que diabos isso tem a ver com o ensino de TI"? Bom, eu sempre gostei de Java. Entrei neste mundo pelo Java e, ao aprender o básico, percebi (na minha opinião) que, pelo menos aqui no Brasil (nunca fiz um curso estrangeiro, então não sei se é ensinado por lá tb), o ensino de Java também tem alguns aprendizados inúteis (pelo menos para a maioria!) E, para mim, as últimas aulas são o maior exemplo disto! (Mais uma vez, deixo claro que não estou me referindo especificamente as aulas da Alura ou de qualquer outro curso, mas sim, a curva de aprendizado do Java!) Vocês devem ter percebido que um "int" não cabe num "short" ou "byte", mas um estes cabem naquele. Perceberam também, que uma "String" não cabe num "char", mas o inverso sim. Então, vocês devem se perguntar (assim como eu sempre me perguntei): "Então, pq não usar logo um "int"? Pq não usar logo uma "String"? - E esta pergunta faz todo o sentido. Para explicar isto, voltemos aos primórdios do Java. O Java foi criado em 1992 para sistemas embarcados(TV's, VHS), uma época em que quem tinha o famoso Motorolla Tijolão era rico! Em que a memória RAM dos computadores, quando muito, era de 1GB. Logo, se faria necessário esse cuidado em economizar memória e escolher os tipo com cuidado. Mas hoje, onde o computador mais barato vem com 8GB de RAM? HD's com um mínimo de 360GB? Será que este cuidado todo ainda se faz necessário? Penso eu que não! Por isso eu acho que este é o tipo de "aprendizado inútil" (ao menos que vc pretenda ser um cientista da computação ou áreas afins) para a maioria! Eu levei anos para entender "casting" e ainda hoje eu me confundo! E se você reparar, muitos instrutores falam enquanto ensinam "Você RARAMENTE irá ver isso", mostrando que realmente, não faz muito sentido perder tempo com isto! Infelizmente, eu não tenho ideia de como poderia ser estruturada uma aula para que este tipo de conteúdo seja retirado, mas seria uma premissa interessante. Afinal, assim como eu nunca vi uma cáfila, uma alcateia ou um selenita, também ainda não vi casting em nenhum sistema.

1 resposta

Pois é, colega \Gera\ldo, tenho 59 anos, jamais estudei programação no computador, e agora, pós-pandemia, resolvi estudar. É a primeira vez que visito Java ( meu filho fez facul de TI e trabalha em Curitiba com Backend, então, entende muito de Java E estou tonto com tanta explçicação. Talvez, sua sugestão, se aceita, possa auxiliar em uma compreensão mais rápida dessa llinguagem.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software