Olá,
No seu código possui alguns erros, vou colocar aqui o correto e o seu para você conseguir entender ok?
<canvas width="600" height="400"></canvas>
** Seu código está sem o cabeçalho que traz as ações do canvas**
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela(){
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
**Seu código esta parte está correto, o problema começa para baixo, vou colocar o correto em baixo como apenas comentário e assim você conseguirá localizar todos os erros que cometeu e entender ok?**
Abaixo está seu código com alguns erros.
var x = 20;
function atualizaTela() {
if(x < 600){
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 20, 10);
x += 1;
}
else if (x > 20){
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 20, 10);
x -= 1;
}
}
setInterval(atualizaTela, 10);
Esse abaixo seria o código correto para sua bolinha ir e voltar.
var x = 20;
var sentido = 1
É preciso criar a variável acima - Ela começará com o valor 1, indicando que nossa variável x deve ser incrementada de 1 em 1. Quando x for maior que 600, sentido receberá -1, o que fará o decremento da variável x.
Agora, dentro da função atualizaTela aqui abaixo, antes de desenharmos nossa bolinha, vamos verificar se precisamos alterar o valor de sentido
function atualizaTela() {
limpaTela();
if(x > 600){
sentido = -1;
}else if (x < 20){
sentido = 1;
}
desenhaCirculo(x, 20, 10);
Agora que sempre verificamos se sentido precisa ser alterado, logo depois de desenharmos nosso círculo, vamos usar o valor da nossa variável na hora do incremento de x:
x = x + sentido;
}
setInterval(atualizaTela, 10);
*/
</script>