Rua Vergueiro, 3185, 8º andar, São Paulo, SP (11) 4118-2432 AOVS Sistemas de Informática S.A, CNPJ: 05.555.382/0001.33 www.alura.com.br

Certificamos que Iara Carmello Guterman concluiu os cursos e formações a seguir, no período de 01/12/2024 a 02/11/2025.

Formações:

  • Formação: UX Writing - 53h

    Cursos:

    • UX Writing: escrevendo textos para usuários (de 01/12/2024 a 05/01/2025) 8h
    • UX Writing: pesquisa e testagem (de 01/12/2024 a 05/01/2025) 8h
    • UX Writing: definindo o tom e voz da sua marca (de 02/12/2024 a 05/01/2025) 8h
    • UX Writing: arquitetura da Informação em Writing (de 04/12/2024 a 12/01/2025) 8h
    • UX Writing: redação para experiências digitais (de 10/12/2024 a 12/01/2025) 10h
    • UX Writing: projetando um chatbot (de 10/12/2024 a 12/01/2025) 8h

    Conteúdos complementares:

    • Artigo: UX Writing: dicas de como melhorar a experiência do usuário através da escrita - 30min
    • Artigo: UX Research e UX Writing: por que pesquisas são tão importantes para a escrita? | Alura - 30min
    • Artigo: As quatro dimensões do tom de voz | Alura - 30min
    • Artigo: Arquitetura de Mensagem: construindo a comunicação ideal para seus textos | Alura - 30min
    • Artigo: Diferença entre UX Writing, Copywriting e Content Writing | Alura - 30min
  • Formação: Design para mídias sociais - 27h

    Cursos:

    • Mídias sociais: design de posts com o Canva (de 09/10/2025 a 09/10/2025) 8h
    • Mídias sociais: design em movimento com o Canva (de 18/10/2025 a 19/10/2025) 8h
    • Mídias sociais: criando vídeos para as redes (de 09/10/2025 a 11/10/2025) 8h

    Conteúdos complementares:

    • Artigo: O que é design para mídias sociais? | Alura - 30min
    • Artigo: Canva: o que é a ferramenta, Design e uso | Alura - 30min
    • Artigo: 5 melhores práticas de design para mídias sociais | Alura - 30min
    • Artigo: A importância do design em movimento nas mídias sociais | Alura - 30min
    • Artigo: As 5 melhores práticas para edição de vídeos em mídias sociais | Alura - 30min
  • Formação: Canva - 44h

    Cursos:

    • Canva: crie designs digitais para redes sociais (de 15/09/2025 a 16/09/2025) 8h
    • Canva: criando apresentações comerciais (de 15/09/2025 a 23/09/2025) 8h
    • Canva: crie um e-book com apoio da Inteligência Artificial (de 22/09/2025 a 25/10/2025) 8h
    • Canva: criando vídeos com motion graphics (de 23/10/2025 a 25/10/2025) 8h
    • Canva: criação de portfólio, currículo e cartão pessoal (de 24/10/2025 a 25/10/2025) 8h

    Conteúdos complementares:

    • Artigo: Canva: o que é a ferramenta, Design e uso | Alura - 30min
    • Artigo: Canva e ChatGPT: mais produtividade no design | Alura - 30min
    • Artigo: 20 dicas de design visual para iniciantes | Alura - 30min
    • Artigo: Design adaptativo: impacto da IA na criação de layouts dinâmicos | Alura - 30min
    • Artigo: Ferramentas de IA no Canva, eficiência para não designers | Alura - 30min
    • Artigo: 5 dicas incríveis para editar vídeos no Canva | Alura - 30min
    • Artigo: Por que você deve usar motion design nos seus projetos? | Alura - 30min
    • Artigo: 5 dicas do que não pode faltar em um bom portfólio | Alura - 30min
  • Formação: Apresentações de alto impacto - 43h

    Cursos:

    • Storytelling: aplicando comunicação em apresentações (de 30/08/2025 a 31/08/2025) 8h
    • Powerpoint: criando apresentações de alto impacto (de 30/08/2025 a 31/08/2025) 8h
    • PowerPoint: aplicando movimento em apresentações (de 31/08/2025 a 04/09/2025) 8h
    • PowerPoint: explorando interatividade e ferramentas avançadas (de 03/09/2025 a 05/09/2025) 8h
    • IA: criando apresentações otimizadas (de 04/09/2025 a 06/09/2025) 8h

    Conteúdos complementares:

    • Artigo: Como fazer uma boa apresentação: um guia completo | Alura - 30min
    • Artigo: Por que você deve usar motion design nos seus projetos? | Alura - 30min
    • Artigo: Copilot: como a IA pode transformar apresentações no PowerPoint | Alura - 30min
    • Artigo: ChatGPT, IA e PowerPoint na construção de apresentações | Alura - 30min
    • Artigo: Como usar IA para personalizar apresentações: dicas para personalizar conteúdos e designs | Alura - 30min
  • Formação: Pensamento estratégico - 42h

    Cursos:

    • Modelos de Gestão parte 1: componentes essenciais (de 11/06/2025 a 12/06/2025) 8h
    • BSC: aplicado na gestão de portfólios (de 11/06/2025 a 17/06/2025) 10h
    • OKR: construindo metas ágeis (de 11/06/2025 a 18/06/2025) 6h
    • OKR: direcionando seu negócio para resultados (de 18/06/2025 a 18/06/2025) 8h
    • Mediação de conflitos: construa soluções efetivas (de 19/06/2025 a 25/06/2025) 8h

    Conteúdos complementares:

    • Alura+: OKR - O que são e como aplicá-los - 7min
    • Artigo: Entenda os principais modelos de gestão | Alura Cursos Online - 30min
    • Artigo: Mediação de conflitos para líderes | Alura Cursos Online - 30min
  • Formação: Marketing Analytics - 36h

    Cursos:

    • Google Analytics: configurando a conta e extraindo relatórios (de 26/06/2025 a 29/06/2025) 6h
    • Google Analytics 4: analisando estratégias e otimizando relatórios (de 26/06/2025 a 29/06/2025) 8h
    • Marketing Analytics: gerenciando tags e visualizando dados (de 26/06/2025 a 30/06/2025) 8h
    • Marketing Analytics: desenvolvendo agentes de IA para estratégias de marketing (de 30/06/2025 a 05/07/2025) 10h

    Conteúdos complementares:

    • Hipsters Ponto Tech: Análise de Dados no Brasil – Hipsters Ponto Tech #402 - 47min
    • Hipsters Ponto Tech: Product Analytics – Hipsters Ponto Tech #340 - 37min
    • Hipsters Ponto Tech: Claude 3.5 Sonnet, Safe SuperIntelligence, IA no marketing – Hipsters: Fora de Controle #62 - 56min
    • Artigo: LGPD e Google Analytics: como se adequar? | Alura - 30min
    • Artigo: Marketing Analytics: como alinhar análise de dados às estratégias de marketing | Alura - 30min
  • Formação: Marketing de Atração - 39h

    Cursos:

    • E-mail Marketing: da utilização às estratégias (de 29/01/2025 a 31/01/2025) 8h
    • E-mail Marketing: utilizando uma ferramenta de automação (de 29/01/2025 a 31/01/2025) 8h
    • Inbound Marketing parte 1: estratégias e ações (de 30/01/2025 a 01/02/2025) 6h
    • Inbound Marketing parte 2: processos de automação (de 30/01/2025 a 01/02/2025) 8h
    • Marketing Viral: Os elementos que podem promover a sua ação digital (de 30/01/2025 a 08/02/2025) 6h

    Conteúdos complementares:

    • Alura+: Copywriting: E-mail Marketing - 27min
    • Hipsters Ponto Tech: Inbound marketing – Hipsters #127 - 42min
    • Alura+: Marketing de conteúdo: dicas de como planejar o seu - 9min
    • Artigo: 2 passos para o e-mail marketing não ser marcado como spam | Alura - 30min
    • Artigo: O que é Inbound Marketing? | Alura - 30min
    • Artigo: Marketing de conteúdo: como entregar relevância? | Alura - 30min
  • Formação: Social Media - 66h

    Cursos:

    • Mídias Sociais: estratégias para engajar o público (de 20/02/2025 a 25/02/2025) 8h
    • Princípios da influência: persuasão com foco em negócios (de 20/02/2025 a 25/02/2025) 6h
    • Redação: boas práticas para marketing digital (de 30/01/2025 a 05/02/2025) 6h
    • Facebook Ads: criando campanhas de sucesso (de 20/02/2025 a 26/02/2025) 8h
    • Instagram para empresas: estratégia e planejamento (de 20/02/2025 a 17/03/2025) 8h
    • YouTube: estratégias de sucesso para o seu negócio (de 20/02/2025 a 22/03/2025) 10h
    • Marketing Viral: Os elementos que podem promover a sua ação digital (de 30/01/2025 a 08/02/2025) 6h
    • LinkedIn Page: melhorando a presença digital (de 20/02/2025 a 19/03/2025) 8h

    Conteúdos complementares:

    • Hipsters Ponto Tech: Mídias sociais e o caso do Nubank – Hipsters #32 - 46min
    • Alura+: Como criar persona - 15min
    • Alura+: LinkedIn: posts que engajam - 20min
    • Artigo: O que é a profissão de Social Media? | Alura - 30min
    • Artigo: 7 habilidades importantes em um bom profissional de Social Media! | Alura - 30min
    • Video: Alura Live #7 - Social Media - YouTube - 60min
    • Artigo: Três passos para definir uma linguagem para conversar com o seu público-alvo | Alura - 30min
    • Artigo: LinkedIn Ads: Como utilizar a rede social para gerar leads B2B | Alura - 30min
    • Artigo: Redes sociais: como definir o ritmo de postagens? | Alura - 30min
    • Artigo: TikTok ADS: como funciona a plataforma e como anunciar | Alura - 30min
  • Formação: SEO - 36h

    Cursos:

    • SEO: otimização de sites (de 20/03/2025 a 26/03/2025) 8h
    • SEO: dominando estratégias e ferramentas para aumento de conversões (de 27/03/2025 a 10/04/2025) 6h
    • Google Analytics 4: implementação e relatórios (de 20/03/2025 a 31/03/2025) 10h
    • SEO: plataformas CMS (de 27/03/2025 a 08/04/2025) 8h

    Conteúdos complementares:

    • Hipsters Ponto Tech: SEO moderno – Hipsters Ponto Tech #289 - 49min
    • Video: Como rankear bem no Google? #HipstersPontoTube - YouTube - 60min
    • Artigo: Como inserir um Call-to-Action nos posts do seu blog | Alura Cursos Online - 30min
    • Artigo: Não pare seu teste A/B quando ele atingir significância estatística! - Blog da Caelum: desenvolvimento, web, mobile, UX e Scrum - 30min
    • Artigo: Google Page Experience: Como alcançar uma boa estratégia de Marketing Digital | Alura Cursos Online - 30min
  • Formação: Pensamento estratégico - 52h

    Cursos:

    • Modelos de Gestão parte 1: componentes essenciais (de 11/06/2025 a 12/06/2025) 8h
    • BSC: aplicado na gestão de portfólios (de 11/06/2025 a 17/06/2025) 10h
    • OKR: construindo metas ágeis (de 11/06/2025 a 18/06/2025) 6h
    • OKR: direcionando seu negócio para resultados (de 18/06/2025 a 18/06/2025) 8h
    • Mediação de conflitos: construa soluções efetivas (de 19/06/2025 a 25/06/2025) 8h
    • Gerenciamento de conflitos: aplicando técnicas fundamentais (de 19/06/2025 a 26/06/2025) 10h

    Conteúdos complementares:

    • Alura+: OKR - O que são e como aplicá-los - 7min
    • Artigo: Entenda os principais modelos de gestão | Alura Cursos Online - 30min
    • Artigo: Mediação de conflitos para líderes | Alura - 30min
  • Formação: Data Driven Marketing - 26h

    Cursos:

    • Data Driven Marketing: aplique dados ao marketing (de 27/05/2025 a 28/05/2025) 8h
    • Data driven marketing: analise dados e segmente audiências (de 27/05/2025 a 29/05/2025) 8h
    • Data Driven Marketing: otimize campanhas (de 27/05/2025 a 01/06/2025) 8h

    Conteúdos complementares:

    • Hipsters Ponto Tech: Product Marketing Manager – Hipsters Ponto Tech #282 - 48min
    • Hipsters Ponto Tech: TechGuide: Storytelling com dados – Hipsters Ponto Tech #368 - 38min
    • Artigo: Data-Driven Marketing: construindo estratégias de marketing guiadas por dados | Alura - 30min
  • Formação: Tráfego Pago - 62h

    Cursos:

    • Tráfego pago: estratégias e aplicações (de 20/03/2025 a 30/03/2025) 8h
    • Growth Hacking: crescimento para negócios digitais (de 27/03/2025 a 08/04/2025) 8h
    • Google Ads: criando uma campanha (de 09/02/2025 a 09/02/2025) 8h
    • Facebook Ads: criando campanhas de sucesso (de 20/02/2025 a 26/02/2025) 8h
    • LinkedIn Ads: criando uma campanha (de 27/03/2025 a 31/03/2025) 8h
    • Twitter Ads: criando campanhas (de 27/03/2025 a 03/04/2025) 8h
    • TikTok Ads: funcionalidades e configurações para criar campanhas (de 27/03/2025 a 03/04/2025) 8h

    Conteúdos complementares:

    • Hipsters Ponto Tech: Mídias sociais e o caso do Nubank – Hipsters #32 - 46min
    • Alura+: Copywriting: Landing Page - 26min
    • Alura+: TikTok Ads: funcionalidades da plataforma - 6min
    • Artigo: Como criar (do zero) um blog corporativo | Alura - 30min
    • Artigo: Google Ads Editor: conheça as vantagens desse aplicativo | Alura - 30min
    • Artigo: Anúncios no Google Ads: 7 dicas para o copy ideal - 30min
    • Artigo: Google Page Experience: Como alcançar uma boa estratégia de Marketing Digital | Alura - 30min
    • Artigo: LinkedIn Ads: Como utilizar a rede social para gerar leads B2B | Alura - 30min
    • Artigo: Twitter Blue: o novo serviço de assinatura da plataforma | Alura - 30min
    • Artigo: Monetização no Instagram: Reels | Alura - 30min
    • Artigo: Media Content do Pinterest | Alura - 30min
  • Formação: Marketing de Relacionamento - 80h

    Cursos:

    • Rebranding: mude, transforme e recrie marcas para o século 21 (de 02/02/2025 a 08/02/2025) 8h
    • Estratégia Omnichannel: aumentando suas vendas (de 02/02/2025 a 08/02/2025) 8h
    • CRM e Funil de Marketing: estratégias e funcionalidades (de 02/02/2025 a 08/02/2025) 10h
    • Fidelização de clientes: estratégias para manter relacionamentos a longo prazo (de 02/02/2025 a 13/02/2025) 8h
    • Neuromarketing: estratégias e ações através do estudo da mente (de 02/02/2025 a 14/02/2025) 10h
    • E-mail Marketing: da utilização às estratégias (de 29/01/2025 a 31/01/2025) 8h
    • E-mail Marketing: utilizando uma ferramenta de automação (de 29/01/2025 a 31/01/2025) 8h
    • Social Listening: como ouvir sua audiência nas redes (de 02/02/2025 a 20/02/2025) 8h
    • WhatsApp Business: estratégias e funcionalidades para alavancar o seu negócio (de 02/02/2025 a 20/02/2025) 10h

    Conteúdos complementares:

    • Alura+: Como se relacionar bem com seus clientes - 5min
    • Alura+: Copywriting: E-mail Marketing - 27min
    • Artigo: Marketing de Relacionamento: o que é e como aplicar | Alura - 30min
    • Artigo: Pós-venda: como encantar e fidelizar seus clientes | Alura - 30min
  • Formação: Meta Ads - 32h

    Cursos:

    • Facebook Ads: criando campanhas de sucesso (de 20/02/2025 a 26/02/2025) 8h
    • Facebook Ads: campanha de vídeo e mensagem (de 27/03/2025 a 12/04/2025) 8h
    • Facebook Ads: campanhas de remarketing (de 27/03/2025 a 12/04/2025) 6h
    • Facebook Ads: campanhas para e-commerce (de 27/03/2025 a 10/04/2025) 10h
  • Formação: Minha carreira - 56h

    Cursos:

    • Desenvolvimento de carreira: a demanda do mercado (de 13/04/2025 a 26/04/2025) 10h
    • Desenvolvimento de carreira: como alcançar a posição desejada (de 13/04/2025 a 27/04/2025) 8h
    • Propósito profissional: seja protagonista da sua carreira (de 13/04/2025 a 28/04/2025) 8h
    • Transição de carreira: um guia para a área da tecnologia (de 13/04/2025 a 30/04/2025) 8h
    • Networking: expanda sua rede de contatos (de 13/04/2025 a 30/04/2025) 8h
    • Personal Branding: como utilizar sua Marca Pessoal a favor da sua carreira (de 13/04/2025 a 30/04/2025) 8h

    Conteúdos complementares:

    • Artigo: Quais as vantagens em saber usar o LinkedIn? | Alura - 30min
    • Podcast: O que é gestão de carreira? - Hipsters Ponto TechHipsters Ponto Tech - 60min
    • Video: 4 dicas simples para entrevistas de tecnologia #HipstersPontoDicas - YouTube - 60min
    • Video: O que fazer para conseguir meu primeiro emprego com programação? - YouTube - 60min
    • Artigo: Curso: Transição de carreira + bônus: carreira tech | Alura - 30min
    • Video: Imersão Carreira Tech: Scuba Dev e Profissional em T com Paulo, Guilherme e Alexandre, da Alura - YouTube - 60min
    • Video: Como começar sua carreira com programação? - Hipsters.Talks #42 - YouTube - 60min
  • Formação: Minha carreira - 32h

    Cursos:

    • Desenvolvimento de carreira: a demanda do mercado (de 13/04/2025 a 26/04/2025) 10h
    • Desenvolvimento de carreira: como alcançar a posição desejada (de 13/04/2025 a 27/04/2025) 8h
    • Transição de carreira: um guia para a área da tecnologia (de 13/04/2025 a 30/04/2025) 8h

    Conteúdos complementares:

    • Podcast: O que é gestão de carreira? - Hipsters Ponto TechHipsters Ponto Tech - 60min
    • Video: 4 dicas simples para entrevistas de tecnologia #HipstersPontoDicas - YouTube - 60min
    • Video: O que fazer para conseguir meu primeiro emprego com programação? - YouTube - 60min
    • Artigo: Curso: Transição de carreira + bônus: carreira tech | Alura - 30min
    • Video: Imersão Carreira Tech: Scuba Dev e Profissional em T com Paulo, Guilherme e Alexandre, da Alura - YouTube - 60min
    • Video: Como começar sua carreira com programação? - Hipsters.Talks #42 - YouTube - 60min
  • Formação: Transformação Digital - 68h

    Cursos:

    • Transformação digital: pilares culturais (de 01/06/2025 a 02/06/2025) 8h
    • Transformação digital: alinhamento estratégico (de 01/06/2025 a 05/06/2025) 10h
    • Transformação Digital: a organização Lean-Ágil (de 01/06/2025 a 07/06/2025) 8h
    • Transformação Digital: cultura de experimentação (de 05/06/2025 a 07/06/2025) 8h
    • Transformação Digital: fluxo, DevOps e abordagem product-based (de 06/06/2025 a 11/06/2025) 8h
    • Transformação Digital: tecnologias (de 06/06/2025 a 11/06/2025) 8h
    • Transformação Digital: inicie a implementação do movimento (de 10/06/2025 a 11/06/2025) 6h
    • Gestão de mudanças: uma visão comportamental (de 10/06/2025 a 11/06/2025) 8h

    Conteúdos complementares:

    • Alura+: Transformação Digital - 19min
    • Alura+: Thinking with CEOs | EP04 - Transformação Digital e o Case da Magalu - 18min
    • Hipsters Ponto Tech: Transformação Digital na Ambev – Hipsters Ponto Tech #275 - 45min
    • Hipsters Ponto Tech: Agilidade – Hipsters #05 - 47min
    • Alura+: Cultura de experimentação - 12min
    • Hipsters Ponto Tech: Realidade Aumentada – Hipsters #117 - 40min
    • Alura+: Organizações ágeis, bimodais e exponenciais - 9min
    • Artigo: Entenda a metodologia lean startup | Alura - 30min
  • Formação: Técnicas de Vendas - 51h

    Cursos:

    • Vendas de alta performance: vendas na era digital (de 22/05/2025 a 25/05/2025) 8h
    • Vendas de alta performance: Pitch e dicas de negociação (de 22/05/2025 a 26/05/2025) 10h
    • Vendas de alta performance: gestão de carteira (de 22/05/2025 a 26/05/2025) 8h
    • Customer Success: cultura centrada em cliente (de 02/02/2025 a 02/02/2025) 8h
    • Jornada do cliente: aplique estratégias de engajamento no dia a dia (de 27/05/2025 a 28/05/2025) 8h
    • Vendas de alta performance: Social Selling (de 27/05/2025 a 28/05/2025) 6h

    Conteúdos complementares:

    • Alura+: Como analisar a concorrência? - 11min
    • Alura+: Como utilizar o canvas de proposta de valor para alinhar o time de vendas sobre como ajudamos os clientes? - 8min
    • Alura+: Nutrindo a sua Carteira de Clientes - 11min
    • Alura+: Curva ABC das vendas: Qual cliente vem primeiro? - 14min
    • Alura+: Sucesso do Cliente: E eu com isso? - 11min
    • Artigo: Elevator pitch: aprenda a usar o método eficiente de apresentação | Alura - 30min
    • Artigo: Ferramentas online que ajudam no relacionamento com clientes | Alura - 30min
    • Artigo: Pós-venda: como encantar e fidelizar seus clientes | Alura - 30min
  • Formação: Marketing Digital - 68h

    Cursos:

    • Marketing Digital: explorando os conceitos (de 20/03/2025 a 22/03/2025) 8h
    • Branding: criando uma marca forte (de 20/03/2025 a 26/03/2025) 6h
    • Plano de Marketing Digital: como criar e coordenar estratégias (de 20/03/2025 a 22/03/2025) 6h
    • SEO: otimização de sites (de 20/03/2025 a 26/03/2025) 8h
    • Tráfego pago: estratégias e aplicações (de 20/03/2025 a 30/03/2025) 8h
    • Mídias Sociais: estratégias para engajar o público (de 20/02/2025 a 25/02/2025) 8h
    • Google Analytics 4: implementação e relatórios (de 20/03/2025 a 31/03/2025) 10h
    • Mobile Marketing: como engajar seu cliente (de 20/03/2025 a 05/04/2025) 10h

    Conteúdos complementares:

    • Hipsters Ponto Tech: Mídias sociais e o caso do Nubank – Hipsters #32 - 46min
    • Alura+: TikTok Ads: funcionalidades da plataforma - 6min
    • Alura+: Copywriting: O que é - 20min
    • Artigo: 7 livros imperdíveis sobre Marketing e Marketing Digital | Alura Cursos Online - 30min
    • Artigo: Anúncios no Google Ads: 7 dicas para o copy ideal | Alura Cursos Online - 30min
    • Artigo: LinkedIn Ads: Como utilizar a rede social para gerar leads B2B | Alura Cursos Online - 30min
    • Artigo: Twitter Blue: o novo serviço de assinatura da plataforma | Alura Cursos Online - 30min
    • Artigo: Google Ads Editor: conheça as vantagens desse aplicativo | Alura Cursos Online - 30min
  • Formação: Google Ads - 52h

    Cursos:

    • Google Ads: criando uma campanha (de 09/02/2025 a 09/02/2025) 8h
    • Google Ads: aprenda a criar campanhas na rede de display (de 09/02/2025 a 09/02/2025) 6h
    • Google Ads: otimização da rede de pesquisa (de 09/02/2025 a 09/02/2025) 8h
    • Google Tag Manager: aplicação e gerenciamento de tags (de 09/02/2025 a 09/02/2025) 6h
    • Google Ads: campanha de Shopping (de 09/02/2025 a 13/02/2025) 8h
    • Google Ads: campanhas de vídeo para Youtube (de 13/02/2025 a 15/02/2025) 8h
    • Google Ads: campanhas para aplicativos (de 13/02/2025 a 15/02/2025) 6h

    Conteúdos complementares:

    • Alura+: Remarketing no Google Ads - 19min
    • Artigo: Anúncios no Google Ads: 7 dicas para o copy ideal | Alura - 30min
    • Artigo: Google Ads Editor: conheça as vantagens desse aplicativo | Alura - 30min
    • Artigo: Google ADS e Remarketing: conceitos e funcionalidades | Alura - 30min
  • Formação: Minha carreira - 40h

    Cursos:

    • Desenvolvimento de carreira: a demanda do mercado (de 13/04/2025 a 26/04/2025) 10h
    • Desenvolvimento de carreira: como alcançar a posição desejada (de 13/04/2025 a 27/04/2025) 8h
    • Propósito profissional: seja protagonista da sua carreira (de 13/04/2025 a 28/04/2025) 8h
    • Transição de carreira: um guia para a área da tecnologia (de 13/04/2025 a 30/04/2025) 8h

    Conteúdos complementares:

    • Artigo: Quais as vantagens em saber usar o LinkedIn? | Alura - 30min
    • Podcast: O que é gestão de carreira? - Hipsters Ponto TechHipsters Ponto Tech - 60min
    • Video: 4 dicas simples para entrevistas de tecnologia #HipstersPontoDicas - YouTube - 60min
    • Video: O que fazer para conseguir meu primeiro emprego com programação? - YouTube - 60min
    • Artigo: Curso: Transição de carreira + bônus: carreira tech | Alura - 30min
    • Video: Imersão Carreira Tech: Scuba Dev e Profissional em T com Paulo, Guilherme e Alexandre, da Alura - YouTube - 60min
    • Video: Como começar sua carreira com programação? - Hipsters.Talks #42 - YouTube - 60min
  • Formação: Kanban - 45h

    Cursos:

    • Kanban: análises para implementação (de 18/08/2025 a 26/08/2025) 8h
    • Kanban: evolua suas entregas com métricas (de 18/08/2025 a 26/08/2025) 10h
    • Kanban: marque o ritmo com cadências (de 25/08/2025 a 28/08/2025) 8h
    • Kanban: implementação sistêmica em múltiplas equipes (de 28/08/2025 a 31/08/2025) 8h
    • Kanban: práticas avançadas incluindo gestão de portfólio (de 29/08/2025 a 31/08/2025) 8h

    Conteúdos complementares:

    • Alura+: Scrum x Kanban - 10min
    • Alura+: Aprenda a usar métricas do Método Kanban na ferramenta Azure - 22min
    • Alura+: Aprenda a usar métricas do Método Kanban na ferramenta Trello - 21min
    • Alura+: Aprenda a usar métricas do Método Kanban na ferramenta Jira - 16min
    • Alura+: Como usar os Flight Levels - 15min
    • Hipsters Ponto Tech: Kanban e o fluxo de trabalho – Hipsters #74 - 55min
    • Artigo: Kanban: o que é, Método Kanban e como funciona | Alura - 30min
    • Site: Agile Trends: Lean Inception, Kanban, Comunidades - Hipsters On The Road #02 - Hipsters Ponto TechHipsters Ponto Tech - 0min
  • Formação: Business Agility - 58h

    Cursos:

    • Gestão Ágil: explorando conceitos da agilidade (de 07/07/2025 a 29/07/2025) 8h
    • A Empresa Ágil: implemente o Business Agility nas organizações (de 07/07/2025 a 29/07/2025) 6h
    • Gestão Ágil: liderando a mudança em um ambiente de agilidade (de 07/07/2025 a 30/07/2025) 6h
    • Equipes ágeis: organizando os papéis em uma equipe (de 30/07/2025 a 30/07/2025) 8h
    • Escalando Equipes Ágeis: como levar a agilidade adiante na organização (de 30/07/2025 a 05/08/2025) 6h
    • Agile Coach: lidere a transformação nas empresas (de 05/08/2025 a 13/08/2025) 6h
    • Práticas Ágeis: construa um ambiente ágil (de 13/08/2025 a 16/08/2025) 6h
    • Métricas Ágeis: como medir resultados em um Ambiente Ágil (de 13/08/2025 a 19/08/2025) 6h

    Conteúdos complementares:

    • Hipsters Ponto Tech: Business Agility – Hipsters #147 - 40min
    • Hipsters Ponto Tech: Gestão com Management 3.0 – Hipsters #80 - 50min
    • Hipsters Ponto Tech: Squads não-suicidas – Hipsters #08 - 43min
    • Hipsters Ponto Tech: Kanban e o fluxo de trabalho – Hipsters #74 - 55min
    • Video: Vídeo de Introdução - Formação Business Agility - YouTube - 60min
    • Artigo: Como usar o Cynefin na adoção de Business Agility - 30min
    • Artigo: Blitzscaling: o que é? - 30min
    • Artigo: Kanban: o que é, o Método Kanban, principais conceitos e como funciona no dia a dia - 30min
  • Formação: Comunicação - 54h

    Cursos:

    • Comunicação: como se expressar bem e ser compreendido (de 04/05/2025 a 18/05/2025) 12h
    • Oratória: conquiste a atenção do seu público (de 04/05/2025 a 19/05/2025) 6h
    • Oratória: supere desafios com confiança (de 04/05/2025 a 19/05/2025) 6h
    • Feedback efetivo: utilizando ferramentas para comunicação transformadora (de 04/05/2025 a 19/05/2025) 8h
    • Comunicação não violenta: consciência para agir (de 04/05/2025 a 21/05/2025) 8h
    • Comunicação não violenta parte 2: mantendo a empatia (de 04/05/2025 a 21/05/2025) 4h
    • Comunicação assertiva: reduzindo conflitos e frustrações (de 11/05/2025 a 22/05/2025) 6h

    Conteúdos complementares:

    • Alura+: Comunicação Não Violenta - 12min
    • Video: Comunicação e soft skills - Alura Live #91 - YouTube - 60min
    • Artigo: Três passos para definir uma linguagem para conversar com o seu público-alvo | Alura Cursos Online - 30min
    • Video: Como lidar feedback negativos e positivos - YouTube - 60min
    • Artigo: 5 passos para uma comunicação mais assertiva | Alura Cursos Online - 30min
  • Formação: Social Media - 66h

    Cursos:

    • Mídias Sociais: estratégias para engajar o público (de 20/02/2025 a 25/02/2025) 8h
    • Princípios da influência: persuasão com foco em negócios (de 20/02/2025 a 25/02/2025) 6h
    • Redação: boas práticas para marketing digital (de 30/01/2025 a 05/02/2025) 6h
    • Facebook Ads: criando campanhas de sucesso (de 20/02/2025 a 26/02/2025) 8h
    • Instagram para empresas: estratégia e planejamento (de 20/02/2025 a 17/03/2025) 8h
    • YouTube: estratégias de sucesso para o seu negócio (de 20/02/2025 a 22/03/2025) 10h
    • Marketing Viral: Os elementos que podem promover a sua ação digital (de 30/01/2025 a 08/02/2025) 6h
    • LinkedIn Page: melhorando a presença digital (de 20/02/2025 a 19/03/2025) 8h

    Conteúdos complementares:

    • Hipsters Ponto Tech: Mídias sociais e o caso do Nubank – Hipsters #32 - 46min
    • Alura+: Como criar persona - 15min
    • Alura+: LinkedIn: posts que engajam - 20min
    • Artigo: O que é a profissão de Social Media? | Alura - 30min
    • Artigo: 7 habilidades importantes em um bom profissional de Social Media! | Alura - 30min
    • Video: Alura Live #7 - Social Media - YouTube - 60min
    • Artigo: Três passos para definir uma linguagem para conversar com o seu público-alvo | Alura - 30min
    • Artigo: LinkedIn Ads: Como utilizar a rede social para gerar leads B2B | Alura - 30min
    • Artigo: Redes sociais: como definir o ritmo de postagens? | Alura - 30min
    • Artigo: TikTok ADS: como funciona a plataforma e como anunciar | Alura - 30min
  • Formação: Marketing de Conteúdo - 71h

    Cursos:

    • E-mail Marketing: da utilização às estratégias (de 29/01/2025 a 31/01/2025) 8h
    • E-mail Marketing: utilizando uma ferramenta de automação (de 29/01/2025 a 31/01/2025) 8h
    • Inbound Marketing parte 1: estratégias e ações (de 30/01/2025 a 01/02/2025) 6h
    • Inbound Marketing parte 2: processos de automação (de 30/01/2025 a 01/02/2025) 8h
    • Produção de conteúdo: estratégias, planejamento e gestão (de 30/01/2025 a 03/02/2025) 4h
    • Tipos de lançamentos: estratégias e técnicas para produtos digitais (de 30/01/2025 a 05/02/2025) 6h
    • Marketing Digital para lançamentos de Infoprodutos: do conteúdo à conversão (de 30/01/2025 a 05/02/2025) 8h
    • Design da proposta de valor: transformando produtos e serviços (de 30/01/2025 a 08/02/2025) 8h
    • Marketing Viral: Os elementos que podem promover a sua ação digital (de 30/01/2025 a 08/02/2025) 6h
    • Criação de conteúdo em vídeo: estratégias e otimizações (de 02/02/2025 a 08/02/2025) 6h

    Conteúdos complementares:

    • Alura+: Copywriting: E-mail Marketing - 27min
    • Alura+: Marketing de conteúdo: dicas de como planejar o seu - 9min
    • Alura+: Como alinhar seu time em um processo de inbound? - 17min
    • Artigo: Marketing de conteúdo: como entregar relevância? | Alura - 30min
    • Artigo: Acessibilidade digital: compreenda a importância de criar conteúdos acessíveis e aprenda 7 dicas incríveis! | Alura - 30min
    • Artigo: Diferenças no B2C e B2B para o marketing de conteúdo | Alura - 30min
    • Artigo: Marketing de conteúdo: saiba como essa metodologia atrai clientes | Alura - 30min
  • Formação: Empreendedorismo Digital - 75h

    Cursos:

    • Empreendedorismo: da ideia ao plano de negócios (de 30/12/2024 a 12/01/2025) 8h
    • Empreendedorismo: abrindo sua empresa do jeito certo (de 09/01/2025 a 15/01/2025) 10h
    • Propriedade intelectual: aplicada em Startups e negócios em geral (de 14/01/2025 a 20/01/2025) 8h
    • Elaboração de contratos: técnicas voltadas ao empreendedor (de 20/01/2025 a 26/01/2025) 8h
    • Viabilidade de Projetos & Negócios: fluxo de caixa, juros, VPL, TIR e payback (de 26/01/2025 a 27/01/2025) 6h
    • Viabilidade de Projetos & Negócios: seleção de alternativas de investimento (de 26/01/2025 a 27/01/2025) 6h
    • Business Model Canvas: um modelo poderoso para o seu negócio (de 27/01/2025 a 28/01/2025) 8h
    • Business Model Canvas: avance no seu modelo de negócios (de 27/01/2025 a 28/01/2025) 8h
    • Freelancer de sucesso: construa uma carreira autônoma (de 27/01/2025 a 31/01/2025) 8h

    Conteúdos complementares:

    • Hipsters Ponto Tech: Startups, Venture Capital e Investimentos – Hipsters #45 - 42min
    • Hipsters Ponto Tech: Agilidade – Hipsters #05 - 47min
    • Hipsters Ponto Tech: MVP: Produto Mínimo Viável – Hipsters #49 - 43min
    • Artigo: A importância da capacitação para o trabalho como freelancer | Alura Cursos Online - 30min
    • Video: Vida de freelancer - Alura Live #87 - YouTube - 60min
    • Artigo: Conheça 5 tipos de marketplaces para freelancers em TI | Alura Cursos Online - 30min
  • Formação: Marketing de Conteúdo - 77h

    Cursos:

    • E-mail Marketing: da utilização às estratégias (de 29/01/2025 a 31/01/2025) 8h
    • E-mail Marketing: utilizando uma ferramenta de automação (de 29/01/2025 a 31/01/2025) 8h
    • Inbound Marketing parte 1: estratégias e ações (de 30/01/2025 a 01/02/2025) 6h
    • Inbound Marketing parte 2: processos de automação (de 30/01/2025 a 01/02/2025) 8h
    • Produção de conteúdo: estratégias, planejamento e gestão (de 30/01/2025 a 03/02/2025) 4h
    • Redação: boas práticas para marketing digital (de 30/01/2025 a 05/02/2025) 6h
    • Tipos de lançamentos: estratégias e técnicas para produtos digitais (de 30/01/2025 a 05/02/2025) 6h
    • Marketing Digital para lançamentos de Infoprodutos: do conteúdo à conversão (de 30/01/2025 a 05/02/2025) 8h
    • Design da proposta de valor: transformando produtos e serviços (de 30/01/2025 a 08/02/2025) 8h
    • Marketing Viral: Os elementos que podem promover a sua ação digital (de 30/01/2025 a 08/02/2025) 6h
    • Criação de conteúdo em vídeo: estratégias e otimizações (de 02/02/2025 a 08/02/2025) 6h

    Conteúdos complementares:

    • Alura+: Copywriting: E-mail Marketing - 27min
    • Alura+: Marketing de conteúdo: dicas de como planejar o seu - 9min
    • Alura+: Como alinhar seu time em um processo de inbound? - 17min
    • Artigo: Marketing de conteúdo: como entregar relevância? | Alura - 30min
    • Artigo: Acessibilidade digital: compreenda a importância de criar conteúdos acessíveis e aprenda 7 dicas incríveis! | Alura - 30min
    • Artigo: Diferenças no B2C e B2B para o marketing de conteúdo | Alura - 30min
    • Artigo: Marketing de conteúdo: saiba como essa metodologia atrai clientes | Alura - 30min
  • Formação: Vendas de Alta Performance - 35h

    Cursos:

    • Vendas de alta performance: vendas na era digital (de 22/05/2025 a 25/05/2025) 8h
    • Vendas de alta performance: Pitch e dicas de negociação (de 22/05/2025 a 26/05/2025) 10h
    • Vendas de alta performance: gestão de carteira (de 22/05/2025 a 26/05/2025) 8h
    • Vendas de alta performance: Social Selling (de 27/05/2025 a 28/05/2025) 6h

    Conteúdos complementares:

    • Alura+: Como analisar a concorrência? - 11min
    • Alura+: Como utilizar o canvas de proposta de valor para alinhar o time de vendas sobre como ajudamos os clientes? - 8min
    • Alura+: Nutrindo a sua Carteira de Clientes - 11min
    • Alura+: Curva ABC das vendas: Qual cliente vem primeiro? - 14min
    • Alura+: Sucesso do Cliente: E eu com isso? - 11min
    • Artigo: Elevator pitch: aprenda a usar o método eficiente de apresentação | Alura - 30min
    • Artigo: Ferramentas online que ajudam no relacionamento com clientes | Alura - 30min
    • Artigo: Pós-venda: como encantar e fidelizar seus clientes | Alura - 30min
  • Formação: Técnicas de Vendas - 35h

    Cursos:

    • Vendas de alta performance: vendas na era digital (de 22/05/2025 a 25/05/2025) 8h
    • Vendas de alta performance: Pitch e dicas de negociação (de 22/05/2025 a 26/05/2025) 10h
    • Vendas de alta performance: gestão de carteira (de 22/05/2025 a 26/05/2025) 8h
    • Vendas de alta performance: Social Selling (de 27/05/2025 a 28/05/2025) 6h

    Conteúdos complementares:

    • Alura+: Como analisar a concorrência? - 11min
    • Alura+: Como utilizar o canvas de proposta de valor para alinhar o time de vendas sobre como ajudamos os clientes? - 8min
    • Alura+: Nutrindo a sua Carteira de Clientes - 11min
    • Alura+: Curva ABC das vendas: Qual cliente vem primeiro? - 14min
    • Alura+: Sucesso do Cliente: E eu com isso? - 11min
    • Artigo: Elevator pitch: aprenda a usar o método eficiente de apresentação | Alura - 30min
    • Artigo: Ferramentas online que ajudam no relacionamento com clientes | Alura - 30min
    • Artigo: Pós-venda: como encantar e fidelizar seus clientes | Alura - 30min
  • Formação: Marketing para E-commerce - 65h

    Cursos:

    • Social Commerce: como alavancar suas vendas nas redes sociais (de 13/04/2025 a 14/04/2025) 10h
    • SEO para e-commerce: estratégias para alcançar um bom posicionamento nos sites de busca (de 13/04/2025 a 16/04/2025) 12h
    • Marketplace: estratégias de vendas (de 13/04/2025 a 15/04/2025) 6h
    • WhatsApp Business: estratégias e funcionalidades para alavancar o seu negócio (de 02/02/2025 a 20/02/2025) 10h
    • Análise de métricas para e-commerce: explorando conceitos (de 13/04/2025 a 17/04/2025) 8h
    • Google Ads: campanha de Shopping (de 09/02/2025 a 13/02/2025) 8h
    • Facebook Ads: campanhas para e-commerce (de 27/03/2025 a 10/04/2025) 10h

    Conteúdos complementares:

    • Alura+: ChatGPT para alavancar suas vendas em e-commerce - 15min
    • Artigo: E-commerce e Marketplace: saiba as principais diferenças e qual utilizar | Alura - 30min
  • Formação: Fundamentos do mundo da Inteligência Artificial - 20h

    Cursos:

    • Fundamentos de IA: explorando a estrutura e abordagens de sistemas inteligentes (de 11/06/2025 a 08/09/2025) 8h
    • Fundamentos de IA: investigando algoritmos e abordagens de machine learning (de 07/09/2025 a 10/09/2025) 8h

    Conteúdos complementares:

    • Artigo: Inteligência Artificial: o que é, como funciona e Guia de IA | Alura - 30min
    • Artigo: Quais são os tipos de Inteligência Artificial (IA)? | Alura - 30min
    • Video: Guia de Carreira: Inteligência Artificial (IA) | #HipstersPontoTube - 60min
    • Artigo: Direto ao ponto: o que é Machine Learning com exemplos reais | Alura - 30min
    • Video: O que é machine learning? - 60min
  • Formação: Começando em Inteligência Artificial - 44h

    Cursos:

    • IA: explorando o potencial da inteligência artificial generativa (de 11/05/2025 a 14/05/2025) 8h
    • Engenharia de Prompt: criando prompts eficazes para IA Generativa (de 19/09/2025 a 25/09/2025) 6h
    • ChatGPT: otimizando a qualidade dos resultados (de 19/06/2025 a 29/09/2025) 8h
    • ChatGPT: desvendando a IA em conversas e suas aplicações (de 17/07/2025 a 18/07/2025) 8h
    • Copywriting: criando textos persuasivos com Inteligência Artificial (de 29/09/2025 a 30/09/2025) 8h
    • Aprendizagem: personalizando sua rotina de estudos com ChatGPT (de 16/07/2025 a 17/07/2025) 6h
  • Formação: Mídias Sociais com Inteligência Artificial - 34h

    Cursos:

    • Inteligência Artificial: gestão de mídias sociais (de 04/05/2025 a 10/05/2025) 8h
    • Inteligência Artificial: campanhas de Marketing Digital (de 04/05/2025 a 10/05/2025) 8h
    • Mídias sociais: aplicando estratégias avançadas de IA (de 04/05/2025 a 10/05/2025) 8h
    • Mídias Sociais: construindo um agente GPT para seu negócio (de 04/05/2025 a 10/05/2025) 8h

    Conteúdos complementares:

    • Hipsters Ponto Tech: Mídias sociais e o caso do Nubank – Hipsters #32 - 46min
    • Artigo: Três passos para definir uma linguagem para conversar com o seu público-alvo | Alura - 30min
    • Artigo: Anúncios no Google Ads: 7 dicas para o copy ideal | Alura - 30min
Assinatura do coordenador Guilherme Silveira. Assinatura do diretor Carlos Felício.
https://cursos.alura.com.br/user/iara-carmello/fullCertificate/4315fefd583c6383e7a3432bd6fc89a4