Certificamos que Higor Fernandes Souza concluiu os cursos e formações a seguir, no período de 22/11/2023 a 20/10/2025.
Formações:
-
Formação: A partir do zero: iniciante em programação - 30h
Cursos:
- Lógica de programação: mergulhe em programação com JavaScript (de 08/08/2024 a 09/08/2024) 6h
- Lógica de programação: explore funções e listas (de 09/08/2024 a 12/08/2024) 6h
- Git e GitHub: compartilhando e colaborando em projetos (de 12/08/2024 a 14/08/2024) 8h
- Lógica de programação: praticando com desafios (de 14/08/2024 a 30/08/2024) 8h
Conteúdos complementares:
- Alura+: Próximos passos e carreiras em tecnologia - 8min
- Artigo: 5 dúvidas de quem quer iniciar na carreira de programação | Alura - 30min
- Artigo: VSCode: extensões mais usadas - 30min
-
Formação: Linguagem C - 26h
Cursos:
- C: conhecendo a Linguagem das Linguagens (de 07/02/2025 a 10/02/2025) 8h
- C: avançando na linguagem (de 10/02/2025 a 05/03/2025) 8h
- C: recursos avançados da linguagem (de 05/03/2025 a 25/03/2025) 8h
Conteúdos complementares:
- Artigo: Começando a programar com C | Alura - 30min
- Video: C (A Linguagem de Programação que é uma MÃE) // Dicionário do Programador - YouTube - 60min
-
Formação: Desenho básico - 127h
Cursos:
- Desenho: descomplicando a estrutura humana (de 15/07/2024 a 18/07/2024) 8h
- Desenho: descomplicando o desenho do rosto (de 18/07/2024 a 22/07/2024) 10h
- Desenho: a anatomia do torso (de 22/07/2024 a 29/07/2024) 9h
- Desenho: anatomia do braço e mão (de 29/07/2024 a 30/07/2024) 15h
- Desenho: anatomia dos membros inferiores (de 30/07/2024 a 02/08/2024) 15h
- Desenho: esboço e composição de imagens (de 03/07/2024 a 08/07/2024) 6h
- Desenho: sombras e iluminação (de 08/07/2024 a 09/07/2024) 20h
- Perspectiva: distorções visuais (de 02/08/2024 a 05/08/2024) 8h
- Desenho de rosto: anatomia criativa (de 05/08/2024 a 07/08/2024) 10h
- Cores: sistemas básicos e paletas (de 07/08/2024 a 08/08/2024) 20h
- Desenho: acabamento e finalização (de 08/08/2024 a 08/08/2024) 6h
-
Formação: Figma - 29h
Cursos:
- Figma: conhecendo a ferramenta (de 17/01/2024 a 19/01/2024) 10h
- Figma: componentes, auto layout e máscaras (de 19/01/2024 a 24/01/2024) 8h
- Figma: prototipagem interativa e animações (de 25/01/2024 a 26/01/2024) 8h
Conteúdos complementares:
- Artigo: Figma: o que é a ferramenta, design e como usar | Alura - 30min
- Site: O Figma – Layers ponto tech #122 - 0min
- Artigo: Variáveis no Figma | Alura - 30min
- Site: Atualizações Figma 2023 – Layers ponto tech #138 - 0min
- Artigo: Componentes no Figma | Alura - 30min
- Artigo: Auto layout no Figma | Alura - 30min
- Artigo: Prototipagem com condicionais no Figma | Alura - 30min
- Artigo: Flows: Conheça a nova funcionalidade do Figma | Alura - 30min
-
Formação: Blender - 41h
Cursos:
- Blender: criando um modelo 3D (de 08/12/2023 a 08/12/2023) 8h
- Blender: entendendo o Box Modeling (de 19/12/2023 a 20/12/2023) 8h
- Blender: texturizando modelos com Hand Paint (de 20/12/2023 a 26/12/2023) 8h
- Blender: modelando com a técnica Poly by Poly (de 26/12/2023 a 28/12/2023) 8h
- Blender: riggando e animando seu personagem (de 28/12/2023 a 12/01/2024) 8h
Conteúdos complementares:
- Alura+: Fluxo de malha 3D - 12min
-
Formação: Pintura Digital no Photoshop - 88h
Cursos:
- Colorização digital: técnicas de colorização e iluminação (de 04/03/2024 a 08/03/2024) 8h
- Pintura digital: pintando através do reconhecimento de valores (de 30/08/2024 a 03/09/2024) 12h
- Pintura digital: textura e shading (de 03/09/2024 a 05/09/2024) 12h
- Pintura digital: montando e refinando o shading (de 05/09/2024 a 09/09/2024) 10h
- Pintura digital: trabalhando na pintura dos assets (de 09/09/2024 a 11/09/2024) 8h
- Criação de personagem: trabalhando no concept de um personagem (de 11/09/2024 a 13/09/2024) 10h
- Criação de personagem: Model Sheet (de 13/09/2024 a 16/09/2024) 8h
- Cores: sistemas básicos e paletas (de 07/08/2024 a 08/08/2024) 20h
-
Formação: Desenho humano no Photoshop - 77h
Cursos:
- Desenho: descomplicando a estrutura humana (de 15/07/2024 a 18/07/2024) 8h
- Desenho: descomplicando o desenho do rosto (de 18/07/2024 a 22/07/2024) 10h
- Desenho: a anatomia do torso (de 22/07/2024 a 29/07/2024) 9h
- Desenho: anatomia do braço e mão (de 29/07/2024 a 30/07/2024) 15h
- Desenho: anatomia dos membros inferiores (de 30/07/2024 a 02/08/2024) 15h
- Desenho: sombras e iluminação (de 08/07/2024 a 09/07/2024) 20h
-
Formação: Fundamentos do Design Visual - 52h
Cursos:
- Design: entenda e conheça a área (de 16/10/2024 a 17/10/2024) 8h
- Cores no design: teoria e prática (de 18/10/2024 a 18/10/2024) 8h
- Tipografia: conceitos e prática (de 18/10/2024 a 28/10/2024) 8h
- Design Visual: estratégias para planejar e construir seu portfólio (de 06/11/2024 a 11/11/2024) 8h
- Grids: como organizar o conteúdo visual (de 28/10/2024 a 31/10/2024) 10h
- Design Visual: aplicando técnicas de composição (de 31/10/2024 a 06/11/2024) 8h
Conteúdos complementares:
- Artigo: Design Universal, Acessível e Inclusivo são a mesma coisa? | Alura - 30min
- Artigo: Ferramentas de pesquisa e inspiração essenciais para todo designer | Alura - 30min
- Artigo: 10 tipografias gratuitas para um design incrível | Alura - 30min
- Artigo: O poder do Moodboard: Confira dicas e Exemplos! | Alura - 30min
-
Formação: Game Design - 33h
Cursos:
- Game Design: definindo os princípios de um jogo digital (de 12/01/2024 a 16/01/2024) 8h
- Game Design: viabilizando o jogo como produto (de 16/02/2024 a 19/02/2024) 8h
- Game design: refinando aspectos visuais e artísticos do jogo (de 19/02/2024 a 22/02/2024) 8h
- Game Design: entenda estratégias para viabilizar e monetizar o seu jogo (de 22/02/2024 a 04/03/2024) 8h
Conteúdos complementares:
- Artigo: O que é um sprite e como ele funciona em jogos 2D? | Alura - 30min
-
Formação: Produzindo com Krita - 46h
Cursos:
- Krita: desenvolvendo uma pintura digital (de 15/04/2024 a 18/04/2024) 10h
- Krita: refinando o processo de pintura (de 18/04/2024 a 25/04/2024) 10h
- Krita: ilustração editorial (de 25/04/2024 a 30/04/2024) 8h
- Krita: criando uma animação (de 30/04/2024 a 07/05/2024) 8h
- Krita: criando um cenário animado (de 08/05/2024 a 11/05/2024) 10h
-
Formação: Desenho básico - 107h
Cursos:
- Desenho: esboço e composição de imagens (de 03/07/2024 a 08/07/2024) 6h
- Desenho: descomplicando a estrutura humana (de 15/07/2024 a 18/07/2024) 8h
- Desenho: descomplicando o desenho do rosto (de 18/07/2024 a 22/07/2024) 10h
- Desenho: a anatomia do torso (de 22/07/2024 a 29/07/2024) 9h
- Desenho: anatomia do braço e mão (de 29/07/2024 a 30/07/2024) 15h
- Desenho: anatomia dos membros inferiores (de 30/07/2024 a 02/08/2024) 15h
- Perspectiva: distorções visuais (de 02/08/2024 a 05/08/2024) 8h
- Desenho de rosto: anatomia criativa (de 05/08/2024 a 07/08/2024) 10h
- Cores: sistemas básicos e paletas (de 07/08/2024 a 08/08/2024) 20h
- Desenho: acabamento e finalização (de 08/08/2024 a 08/08/2024) 6h
-
Formação: Fotografia: aprendendo conceitos fotográficos - 32h
Cursos:
- Fotografia: conhecendo o mundo da fotografia digital (de 17/09/2024 a 19/09/2024) 6h
- Fotografia: criando intimidade com a pessoa retratada (de 19/09/2024 a 20/09/2024) 8h
- Fotografia: melhorando suas imagens com a composição (de 20/09/2024 a 23/09/2024) 8h
- Fotografia: usando a luz a seu favor (de 23/09/2024 a 25/09/2024) 8h
Conteúdos complementares:
- Alura+: Como enriquecer fotografias com pessoas - 23min
- Artigo: Como um curso de fotografia pode ajudar um designer? | Alura - 30min
- Artigo: Vai trabalhar com fotografia? Então conheça essas dicas | Alura - 30min
- Artigo: Segredos para uma boa iluminação de cena | Alura - 30min
-
Formação: Game art: construindo um mundo isométrico - 49h
Cursos:
- Ilustração digital: criando a partir da perspectiva isométrica (de 18/03/2024 a 19/03/2024) 8h
- Ilustração digital: criando mapas com a perspectiva isométrica (de 19/03/2024 a 25/03/2024) 10h
- Ilustração digital: criando cenários isométricos para games (de 26/03/2024 a 29/03/2024) 10h
- Ilustração digital: criando assets para cenários de jogos isoméricos (de 29/03/2024 a 05/04/2024) 12h
- Ilustração digital: criando personagens com perspectiva isométrica (de 09/04/2024 a 12/04/2024) 8h
Conteúdos complementares:
- Artigo: O que é um sprite e como ele funciona em jogos 2D? | Alura - 30min
- Artigo: Como foi a Global Game Jam de 2018 | Alura - 30min
-
Formação: Produzindo com Inkscape - 57h
Cursos:
- Inkscape: desenvolvendo uma identidade visual (de 25/09/2024 a 01/10/2024) 10h
- Inkscape: vetorizando com a ferramenta Bezier e criando simulações (de 02/10/2024 a 07/10/2024) 10h
- Inkscape: produzindo imagens para mídias sociais (de 07/10/2024 a 08/10/2024) 10h
- Inkscape: produção gráfica (de 08/10/2024 a 14/10/2024) 12h
- Inkscape: construindo gráficos e objetos 3D (de 14/10/2024 a 16/10/2024) 12h
Conteúdos complementares:
- Alura+: Desenho vetorial: conhecendo algumas ferramentas - 11min
- Alura+: Erros comuns com quem trabalha com desenho vetorial - 14min
- Alura+: Acessibilidade nas cores - 9min
- Alura+: Dominando a edição de Paths - 20min
- Artigo: As 8 melhores ferramentas gratuitas de design | Alura Cursos Online - 30min
- Video: Producao Inkscape CONCLUSÃO - YouTube - 60min
-
Formação: Props para games - 63h
Cursos:
- Blender 2.8: modelagem poligonal (de 11/12/2023 a 15/12/2023) 16h
- Blender e ZBrush: da blocagem à escultura (de 30/01/2024 a 06/02/2024) 12h
- Blender: utilizando o 3DCoat na etapa de retopologia (de 07/02/2024 a 08/02/2024) 10h
- Blender: abertura de UV (de 08/02/2024 a 09/02/2024) 6h
- Marmoset e Substance: Bakes de mapas para jogos (de 09/02/2024 a 13/02/2024) 8h
- Substance Painter: texturizando um modelo 3D (de 13/02/2024 a 16/02/2024) 10h
Conteúdos complementares:
- Alura+: ZBrush: A forma correta de usar o DynaMesh - 8min
- Alura+: ZBrush: Criando apresentações - 14min
-
Formação: Motion Design: anime histórias e encante pessoas - 43h
Cursos:
- Motion Design: crie animações incríveis no After Effects (de 11/05/2024 a 15/05/2024) 10h
- After Effects: animando uma interface (de 15/05/2024 a 21/05/2024) 10h
- After Effects: transformando dados em animações impactantes (de 21/05/2024 a 28/05/2024) 10h
- After effects: anime personagens com Duik (de 28/05/2024 a 31/05/2024) 10h
Conteúdos complementares:
- Artigo: Os 12 princípios da animação | Alura - 30min
- Artigo: Como o Motion Design pode contribuir para a UX/UI | Alura - 30min
- Artigo: Animações UI com LottieFiles | Alura - 30min
- Site: Gestalt e Semiótica – Layers ponto tech #97 - 0min
- Artigo: Aplicação de vinheta em motion design no audiovisual e tecnologia | Alura - 30min
- Artigo: Destaque-se com storytelling | Alura - 30min
-
Formação: Desenho Digital - 34h
Cursos:
- Desenho: aplicando esboço e composição (de 12/08/2024 a 13/08/2024) 8h
- Desenhe um corpo humano: estruturas e proporções (de 14/08/2024 a 21/08/2024) 8h
- Desenho: entendendo volumes e iluminação (de 21/08/2024 a 23/08/2024) 8h
- Desenho: descomplicando a perspectiva (de 23/08/2024 a 26/08/2024) 8h
Conteúdos complementares:
- Alura+: Processo de rascunho - 16min
- Alura+: Proporções e estrutura da cabeça - 18min
- Artigo: Segredos para uma boa iluminação de cena | Alura - 30min
-
Formação: Design de Jogos - 60h
Cursos:
- Pixel Art: criando um avatar (de 22/11/2023 a 22/11/2023) 2h
- Pixel Art parte 1: sprite de personagem de RPG (de 22/11/2023 a 23/11/2023) 3h
- Pixel Art parte 2: aprimorando o seu sprite de personagem (de 23/11/2023 a 24/11/2023) 6h
- Pixel Art: desenhando um cenário de jogo top-down (de 24/11/2023 a 27/11/2023) 6h
- Pixel Art: animação de sprite de um RPG (de 27/11/2023 a 28/11/2023) 5h
- Endless Runner: direção de arte para games (de 29/11/2023 a 29/11/2023) 6h
- Endless Runner: design de personagem (de 01/12/2023 a 01/12/2023) 6h
- Endless Runner: cenário (de 30/11/2023 a 01/12/2023) 6h
- Endless Runner: assets (de 04/12/2023 a 04/12/2023) 8h
- Endless Runner: criando um HUD (de 05/12/2023 a 05/12/2023) 6h
- Endless Runner: Splash Art (de 06/12/2023 a 06/12/2023) 6h
-
Formação: Design de Jogos - 54h
Cursos:
- Pixel Art: criando um avatar (de 22/11/2023 a 22/11/2023) 2h
- Pixel Art parte 1: sprite de personagem de RPG (de 22/11/2023 a 23/11/2023) 3h
- Pixel Art parte 2: aprimorando o seu sprite de personagem (de 23/11/2023 a 24/11/2023) 6h
- Pixel Art: desenhando um cenário de jogo top-down (de 24/11/2023 a 27/11/2023) 6h
- Pixel Art: animação de sprite de um RPG (de 27/11/2023 a 28/11/2023) 5h
- Endless Runner: direção de arte para games (de 29/11/2023 a 29/11/2023) 6h
- Endless Runner: cenário (de 30/11/2023 a 01/12/2023) 6h
- Endless Runner: assets (de 04/12/2023 a 04/12/2023) 8h
- Endless Runner: criando um HUD (de 05/12/2023 a 05/12/2023) 6h
- Endless Runner: Splash Art (de 06/12/2023 a 06/12/2023) 6h
-
Formação: Comunicação - 54h
Cursos:
- Comunicação: como se expressar bem e ser compreendido (de 11/11/2024 a 14/11/2024) 12h
- Oratória: conquiste a atenção do seu público (de 14/11/2024 a 19/11/2024) 6h
- Oratória: supere desafios com confiança (de 19/11/2024 a 20/11/2024) 6h
- Feedback efetivo: utilizando ferramentas para comunicação transformadora (de 20/11/2024 a 02/01/2025) 8h
- Comunicação não violenta: consciência para agir (de 02/01/2025 a 04/01/2025) 8h
- Comunicação não violenta parte 2: mantendo a empatia (de 06/01/2025 a 06/01/2025) 4h
- Comunicação assertiva: reduzindo conflitos e frustrações (de 07/01/2025 a 13/01/2025) 6h
Conteúdos complementares:
- Alura+: Comunicação Não Violenta - 12min
- Video: Comunicação e soft skills - Alura Live #91 - YouTube - 60min
- Artigo: Três passos para definir uma linguagem para conversar com o seu público-alvo | Alura Cursos Online - 30min
- Video: Como lidar feedback negativos e positivos - YouTube - 60min
- Artigo: 5 passos para uma comunicação mais assertiva | Alura Cursos Online - 30min
Cursos:
-
Programação - 30h
- C++: Conhecendo a linguagem e a STL (de 07/02/2025 a 22/07/2025) 8h
- Avançando com C++: entenda melhor a linguagem (de 22/07/2025 a 13/10/2025) 10h
- Pensamento computacional: fundamentos da computação e lógica de programação (de 14/10/2025 a 20/10/2025) 12h
-
UX & Design - 180h
- Blender 3D: modelagem inorgânica (de 12/03/2024 a 18/03/2024) 16h
- Blender: modelagem para produção (de 17/06/2024 a 19/06/2024) 10h
- Blender: técnicas de UV Mapping (de 19/06/2024 a 21/06/2024) 10h
- Blender: trabalhando na texturização (de 21/06/2024 a 29/06/2024) 10h
- Procreate: pintura digital mobile (de 13/01/2025 a 15/01/2025) 10h
- Design de personagem: concept de protagonista para animação (de 30/08/2024 a 17/09/2024) 10h
- Blender: trabalhando na modelagem Low Poly (de 10/06/2024 a 14/06/2024) 8h
- Blender: texturizando esculturas com Hand Paint (de 29/06/2024 a 03/07/2024) 12h
- Blender: criando personagens com a técnica Poly by Poly (de 02/06/2024 a 10/06/2024) 16h
- Blender: interpretação de concepts 2D para o 3D (de 14/06/2024 a 17/06/2024) 8h
- Design de cenários: direção de arte (de 29/01/2024 a 30/01/2024) 8h
- Design de cenários: ambientes internos (de 29/01/2024 a 12/03/2024) 8h
- Fotografia: fotografe usando seu celular (de 15/01/2025 a 21/01/2025) 8h
- Fundamentos de desenho: luz e sombra (de 09/07/2024 a 15/07/2024) 8h
- Aseprite: criando uma pixelart (de 07/12/2023 a 07/12/2023) 8h
- Produção de vídeos: entenda os conceitos essenciais (de 08/04/2025 a 29/04/2025) 10h
- Blender: Hard Surfacing Modeling (de 15/12/2023 a 19/12/2023) 10h
- Adobe Photoshop: ferramentas essenciais do programa (de 22/01/2025 a 01/02/2025) 10h
-
Inovação & Gestão - 28h
- Storytelling: visão de negócios e desenvolvimento pessoal (de 31/07/2025 a 26/08/2025) 8h
- Criatividade e adequação: aprendendo e aprimorando um processo criativo (de 18/06/2025 a 14/07/2025) 6h
- Criatividade aplicada: aprimorando o processo criativo no mercado de trabalho (de 14/07/2025 a 31/07/2025) 6h
- Criatividade: potencialize a partir das suas motivações (de 08/04/2025 a 18/06/2025) 8h
-
Inteligência Artificial - 2h
- Carreira Especialista em IA: Boas-vindas e primeiros passos (de 14/10/2025 a 14/10/2025) 2h