Insistir nesse tópico porque ele não foi esclarecido da maneira adequada nos tópicos anteriores. Dizer que o Cycle Time do Curso I é o mesmo conceito de WIP desse Curso II é complicado...
Como ficou claro no curso da Carol, WIP é a quantidade de trabalho em progresso. Carol inclusive sugere que o WIP de uma coluna seja inicialmente igual ao número de pessoas dedicadas aquela atividade. Não há um WIP correto e o time tem que se adaptar a medida que for encontrando os gargalos. Neste curso, o WIP é tratado como se fosse o próprio Cycle Time, ou seja, o tempo que o card leva desde que começou a ser trabalhado (estar em pregresso) até ser concluído. O instrutor inclusive compara o WIP com o LEAD TIME...
"Em desenvolvimento ágil, os limites de trabalho em andamento (WIP) definem a quantidade máxima de trabalho que pode existir em cada status de um fluxo de trabalho. " (https://www.atlassian.com/br/agile/kanban/wip-limits)
"Limites de Trabalho em andamento (WIP) — Os limites de WIP são o número máximo de cartões que podem estar em uma coluna a qualquer momento. Uma coluna com um limite de WIP de três não pode ter mais que três cartões." (https://www.atlassian.com/br/agile/kanban/boards)
Velocidade leva em consideração o tempo sim, como não? A quantidade de story points (ou qualquer outra medida de tamanho ou esforço) por sprint. A diferença entre a velocidade do SCRUM e o Troughtput do Kanban, é que o segundo desconsidera o tamanho/esforço de cada card/cartão/tarefa.