1
resposta

Vincular RDS com EC2 através de auto-scaling

Uma dúvida que tenho é como eu vinculo o meu RDS com EC2 gerado automaticamente com auto-scaling. Eu preciso criar um EC2 somente para eu vincular ele, configurar o db, e depois posso excluí-lo pra usar o endpoint pelas aplicações? Pois pelas configurações na AWS eu não consigo criar um banco de dados, com nome e tudo mais, no postgres (ou eu não achei o lugar).

1 resposta

Oi Estudante, tudo bem?

Primeiramente, é importante entender o contexto em que você está trabalhando. O Amazon RDS é um serviço de banco de dados gerenciado, enquanto o EC2 é uma instância de máquina virtual. Auto-scaling é uma técnica usada para aumentar ou diminuir automaticamente o número de instâncias EC2 de acordo com a demanda da sua aplicação. Existem algumas maneiras de fazer o que você deseja:

  1. Vinculando RDS com EC2:

    Para vincular seu RDS com as instâncias EC2 geradas automaticamente por meio do auto-scaling, você não precisa criar uma instância EC2 separada apenas para essa finalidade. Na verdade, o RDS é projetado para ser um banco de dados independente que pode ser acessado por várias instâncias EC2 ou outros recursos da AWS.

    Para conectar sua instância EC2 ao RDS, você precisa seguir estas etapas:

    a. Configurar o RDS:

    Primeiramente, você precisa criar e configurar seu banco de dados RDS na AWS. Isso envolve escolher o tipo de banco de dados (por exemplo, MySQL, PostgreSQL, SQL Server), configurar as opções de segurança, definir as credenciais do banco de dados, criar esquemas e tabelas, se necessário, e configurar grupos de segurança para permitir o acesso da sua instância EC2.

    b. Configurar a instância EC2:

    A instância EC2 gerada automaticamente pelo auto-scaling deve ser configurada para acessar o RDS. Você pode fazer isso instalando o driver do banco de dados apropriado na instância EC2 e configurando a string de conexão para apontar para o endpoint do RDS, juntamente com as credenciais corretas.

  2. Uso do Endpoint do RDS:

    Sim, você pode usar o endpoint do RDS diretamente em suas aplicações para se conectar ao banco de dados, sem a necessidade de criar uma instância EC2 dedicada apenas para esse propósito. Isso é uma das vantagens do RDS, pois ele oferece um serviço de banco de dados totalmente gerenciado.

    Quando você cria um banco de dados no RDS, ele atribui um endpoint DNS exclusivo para esse banco de dados. Você pode usar esse endpoint para se conectar ao banco de dados a partir de qualquer lugar, seja de uma instância EC2 ou de qualquer outro lugar com acesso à Internet.

    Por exemplo, se estiver usando o PostgreSQL, a string de conexão pode ser semelhante a:

    jdbc:postgresql://endpoint-do-rds:5432/nome-do-banco
    

    Onde "endpoint-do-rds" é substituído pelo endpoint real do seu banco de dados RDS.

  3. Configuração do Banco de Dados:

    Parece que você mencionou dificuldades na criação de um banco de dados com nome e outras configurações no PostgreSQL. Na AWS, você não cria um banco de dados PostgreSQL diretamente no RDS da mesma maneira que faria em um servidor de banco de dados tradicional.

    Em vez disso, você cria uma instância RDS que funciona como um servidor de banco de dados PostgreSQL gerenciado. Dentro dessa instância, você pode criar esquemas e tabelas, mas não precisa criar explicitamente um banco de dados PostgreSQL, pois ele já está configurado como parte da instância.

    Veja um exemplo simplificado de como criar uma instância RDS do PostgreSQL:

    aws rds create-db-instance \
      --db-instance-identifier meu-banco-de-dados \
      --db-instance-class db.t2.micro \
      --engine postgres \
      --allocated-storage 20 \
      --master-username meu-usuario \
      --master-user-password minha-senha
    

    Neste exemplo, estamos criando uma instância RDS com o nome "meu-banco-de-dados" e definindo um usuário e senha de administrador para acessá-lo. Depois de criar a instância, você pode usar um cliente PostgreSQL, como o psql, para se conectar a ela e criar esquemas e tabelas conforme necessário.

Em resumo, você não precisa criar uma instância EC2 separada apenas para vincular seu RDS. Basta configurar sua instância EC2 gerada automaticamente pelo auto-scaling para se conectar ao RDS usando o endpoint do banco de dados e as credenciais adequadas. Além disso, o RDS gerencia a criação e a configuração do banco de dados PostgreSQL para você, então você não precisa criar um banco de dados separado.

Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software