1
resposta

Vetores e tensores

Olá! Não ficaram claras para mim as noções de vetores e tensores, sobretudo quando é explicado que os conceitos "desgrudam" de suas definições matemáticas.

1 resposta

Oii Alexandre, tudo certinho?

Desculpa a demora em te responder, mas vamos lá!

Vetores e tensores são termos de álgebra linear, como você já viu a definição matemática deles, mas usamos em data science para entender como a estrutura de dados está organizada. É bem comum você ver as operações de machine learning em vetores, mais conhecidos como dataframes, e eles tem uma performance superior em relação às operações com escalares.

Data frames podem ser definidos como uma lista de vetores com o mesmo comprimento, sendo assim uma estrutura bidimensional, mas não é a mesma coisa de uma matriz porque uma matriz precisa ter o mesmo tipo de dado (só números, só caracteres, etc) e num dataframe isso não se aplica. Já o tensor engloba tudo, escalar, vetor e matriz, mas podemos considerar que ele é uma matriz multidimensional, com n dimensões (se n=0, ele se torna escalar).

Talvez essa imagem possa te ajudar melhor!

demonstração de tamanhos dos dados, na esquerda temos um escalar, em seguida um vetor em linha (1x3), seguido por um vetor em coluna (3x1), uma matriz (2x3) e por último um tensor em formato de cubo mágico (3x3x3)

Não sei se consegui responder sua dúvida de forma total, mas se ainda estiver com algum problema de entendimento, pode me chamar!

Bons estudos ^^

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software