1
resposta

Versão diferente na instalacão do MySQL.

Estou iniciando o curso hoje e baixei uma versão mais atualizada do mysql e na instalação alguns pontos estão diferentes na mostrada no curso. Ex: depois que finaliza a primeira instalação, abre uma janela para selecionar os produtos para serem instalados e vou selecionando as opções das versões mais recentes. Quando escolho as opções e vai para a próxima tela para baixar os produtos dá erro.

Segue anexos para melhor descricão do problema.!Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Poderiam me ajudar na instalacão.

1 resposta

Olá Luiz, tudo bem?

Fiz a instalação da versão mais recente, mas não apareceu essa tela de escolher os produtos do MySQL.

Minha recomendação é desinstalar a versão atual e reinstalá-la. Antes disso, é importante remover quaisquer arquivos residuais para evitar conflitos durante a nova instalação. Segue abaixo um passo a passo para garantir que o processo ocorra sem problemas:

Removendo manualmente as configurações remanescentes:

• Desinstalando os programas:

• No Painel de controle, vá em Desinstalar programas
    • Procure por MySQL e desinstale tudo.
  • Excluindo as pastas do MySQL:

• Ative a visualização de itens ocultos no explorador de arquivos.

• Exclua tudo que tiver a ver com MySQL nas seguintes pastas, se existirem na arquitetura do seu computador:

• C:\Program Files
      • C:\Program Files (x86)
      • C:\ProgramData
      • C:\Users\Larissa\AppData\Roaming (onde está "Larissa" estará o nome do seu usuário)

Para acessar a pasta ProgramData é necessário exibir os itens ocultos da sua máquina, você pode fazer isso da seguinte forma:

1. Abra o Explorador de Arquivos e vá até a aba "Visualizar" na parte superior da janela.

2. Clique no menu "Visualizar".

3. No menu suspenso, vá até a opção "Mostrar" e coloque o cursor sobre ela para expandir mais opções.

4. No submenu que aparece, clique em "Itens ocultos" para marcar a caixa de seleção. Isso exibirá os arquivos e pastas ocultos.

captura de tela com os passos acima

• Após excluir essas pastas, esvazie a lixeira.
  • Remova as variáveis de ambiente:

• Edite as variáveis de ambiente do sistema:
      • Pressione Win+R e digite sysdm.cpl.
      • Na guia "Avançado", clique em "Variáveis de ambiente".
      • Na seção "Variáveis do sistema", procure por qualquer variável que comece com "MYSQL".
      • Se encontrar alguma, selecione-a e clique em "Excluir".
  • Excluindo pelo prompt de comando

• Pesquise por cmd na barra de pesquisa do Windows e selecione "Executar como administrador".
    • Execute Net stop MySQL e então Sc delete MySQL

Após todos esses passos, reinicie seu computador.

Recomendo baixar a essa versão. E apenas aceitar as ferramentas que vem como padrão, clicando no botão next ou execute.

No momento que fui fazer a instalação eu tive esse mesmo problema que alguns alunos tiveram e fiz os passos de voltar e tentar novamente e funcionou.

Caso tenha problema em algum passo, sinta-se à vontade para compartilhar o print da tela. Ficarei à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!