5
respostas

Versão android x Flutter

Bom dia, tenho uma curiosidade...

Nos cursos a única vez que configuramos a versão do android (até aonde eu vi em persistencia flutter), foi no emulador...

Com isso eu tenho uma curiosidade... É possível ou necessário mudar algo no projeto flutter quando tem uma nova versão do Android?

Ou sempre minha app vai rodar em todas as versões do android?

Por exemplo agora temos o Android 12... Preciso mudar algo no projeto para rodar?

Se puderem me ajudar com isso...

5 respostas

Fala João, tudo bem ?

Cara em geral não é necessário, embora as vezes você vai precisar mexer nos arquivos de configuração tanto do ios quanto do android para mexer coisas relacionadas a build, esse exemplo que tu deu do android 12 é um caso, se tu quiser fazer que seu app tenha suporte, precisa alterar o arquivo build.gradle com a nova versão. Geralmente o Flutter já consegue lidar com isso, em atualizações, mas em projetos antigos, você vai precisar fazer essa mudança na unha, mas é bem raro.

Em projetos recentes tipo esse do android 11 para 12 preciso mudar na unha?

por exemplo digamos que eu tenho um app publicado e rodando no android 10/11... lançou o 12... preciso mudar algo? e aonde?

Se tu criar um novo projeto não, em coisas que já foram criadas, eventualmente vai ser necessário a troca, no android você vai precisar ir na config dentro da pasta android e buscar o arquivo build.gradle, dentro dele vai ver que haverá algumas chaves, uma delas será compileSdk e targetSdk, aqui você vai precisar sempre ficar de olho para as alterações.

Além disso, você também precisa ficar de olho aqui para alterar as versões de lançamento versionCode e versionName

Mas em que momentos devo atualizar o compileSdk e targetSdk? sempre que tem uma nova versão do android?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software