Olá. Fiz o passo a passo da aula porém o oponente não erra. E não entendi muito bem qual variável devo modificar para que ele possa errar.
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 3;
let yRaquete = 150;
let colidiu = false
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
let chanceDeErrar = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
let raqueteComprimento = 6;
let raqueteAltura = 90;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 589;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio> width ||
xBolinha - raio< 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio> height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x, y, raqueteComprimento,
raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento &&
yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura &&
yBolinha + raio > yRaquete)
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
function verificaColisaoRaquete(x, y){
colidiu = collideRectCircle(x, y,raqueteComprimento,
raqueteAltura,xBolinha,yBolinha,raio);
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente -
raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar;
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
}
function incluiPlacar(){
textAlign(CENTER);
stroke(255)
textSize(16);
fill(color(255, 140, 0));
rect(150, 10, 40, 20)
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(255, 140, 0));
rect(450, 10, 40, 20)
fill(255)
text(pontosDoOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto(){
if(xBolinha > 590){
meusPontos += 1
ponto.play();
}
if(xBolinha < 10){
pontosDoOponente += 1
ponto.play();
}
}
Link: https://editor.p5js.org/regi.assuncao9/sketches/rok268G1J