1
resposta

Variação entre duas colunas - Métrica

Olá, pessoal!

Estou com uma dúvida, mas sei que é simples (pra quem sabe :D)

Eu tenhum uma coluna [Tipo de Receita] e ela tem as descirções "Venda" e "Desconto" nas linhas. Ao inserir uma tabela dinâmica no Dash, eu estou transpondo Venda/Desconto para cabeçalho e estou tentando criar uma métrica para calcular a diferença entre o total de dinheiro em Venda - Desconto, mas não sei como referenciar essas colunas no campo calculado da métrica.

Alguém sabe como fazer?

1 resposta

Olá, José, tudo bem?

Desculpe pela demora em obter uma resposta.

Uma opção seria criar uma nova métrica Diferença Venda-Desconto. Nessa métrica, inserir a fórmula para calcular a diferença, que pode ser feita somando todas as vendas e subtrair todos os descontos. A fórmula ficaria assim:

SUM(CASE WHEN [Tipo de Receita] = 'Venda' THEN [Valor da Receita] ELSE 0 END)
- SUM(CASE WHEN [Tipo de Receita] = 'Desconto' THEN [Valor da Receita] ELSE 0 END)

Note que utilizei a função CASE para fazer as condições. Na primeira linha soma de todas as vendas e na segunda é o somatório dos descontos. O resultado será a diferença de ambas.

Dessa forma, a métrica "Diferença Venda-Desconto" irá calcular a diferença entre o total de dinheiro em Vendas e Descontos.

Espero ter ajudado.

Caso surja alguma dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software