Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Vantagens do editor vi na prática

Gostaria de pedir uma orientação mais subjetiva sobre o editor vi. Existem outros editores que funcionam no Linux em modo texto, como o nano por exemplo. Consigo entender que algumas edições podem ser feitas de forma mais rápida no vi do que no nano, ou seja, pressionando menos teclas. Porém isso me parece uma vantagem muito pequena diante do problema de que o vi exige que se memorize diversos comandos e não possui uma interface nem de longe intuitiva. Não digo que não existam, mas tenho dificuldade em imaginar situações em que seja vantajoso utilizar o vi em vez de outro editor de texto. Poderiam me dar exemplos práticos? Pois pesquisei e não encontrei

2 respostas
solução!

Olá Cristiano tudo bem?

As vantagens estão lá descritas no curso. Há pessoas que gostam de usar programas mais estilo terminal e outras que gostam de programas com interface gráfica.

A maioria dos usuários de Linux amam programas sem interface gráfica.

A maioria dos usuários de Windows amam programas com interface gráfica.

Os usuários de Mac variam, os que são designers amam programas com interface gráfica e os que são de TI preferem estilo terminal.

Tudo depende do gosto. Eu estou escrevendo em um Ubuntu 14 notebook numa mesa com um mouse wifi. E meu editor de texto instalado aqui é o Sublime. Eu particularmente nunca usei o VI e nem pretendo usar mas há quem goste e use. Eu prefiro Windows (comprei esse note com Linux porque era mais barato e eu tava afim de aprender).

No trabalho eu uso o Notepad++ porque me sinto bem com ele. Mas se vou editar um projeto grande vou usar o Visual Code porque tem o GIT instalado e ele autocompleta o texto de outros arquivos do projeto.

Tudo depende do gosto da pessoa e da necessidade. O professor resolveu mostrar o VI porque ele está ensinando sobre terminal e quer que os alunos foquem em terminal. Ele está ensinando o VI por motivos didáticos não porque este é o melhor ou é muito bom.

Espero ter sanado a sua dúvida.

Olá, André. Obrigado pela resposta.

Obtive certo conhecimento em Linux por conta própria, mas oficialmente estou estudando o sistema em um curso pela segunda vez (a primeira foi há quase 20 anos). Me chamou a atenção que nas duas vezes tive aula sobre o editor vi. Acredito que não seja coincidência e que na verdade seja o editor mais usado via terminal.

No entanto, quando eu comecei a usar o terminal (inclusive em servidor Linux, sem interface gráfica) de cara fui buscar uma opção com mais usabilidade que o vi. E logo achei o nano, que roda no terminal e é muito mais amigável. E como ele há outros.

Sei que o vi tem seu lugar, mas não consigo evitar de pensar em porque ele ainda é (se entendi bem) o mais usado via terminal.

Abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software