Estou fazendo os boxplot e as partes de mostrar quais são os valores para cor, anos de estudo e UF estão sendo bem complicadas. Isso porque eu não quero criar novas colunas no df com essas legendas. O que eu queria saber é, se na hora de montar o boxplot eu consigo fazer essas alterações. Como exemplo, esse é o boxplot que estou tentando fazer da renda por UF:
ax = sns.boxplot(x = 'Renda', y = 'UF', data = data.query('Renda < 10000'), orient = 'h')
ax.figure.set_size_inches(14,6)
ax.set_title('Renda por UF', fontsize = 18)
ax.set_xlabel('R$', fontsize = 14)
ax.legend(loc = 'best')
ax
Quando plot, no eixo y aparecem os valores designados a cada UF e não o nomes das mesmas. O que eu quero é justamente saber como mudo isso. Eu já tenho o dicionário uf que tem as conversões mas não sei aplicá-lo para fazer essa mudança.
Além disso, no caso do boxplot com a cor, por exemplo o problema muda de lugar. Nesse caso, o que eu quero é mudar os nomes na legenda criada pelo parâmetro hue. Aqui o código:
ax = sns.boxplot(x = 'Renda', y = 'Sexo', data = data.query('Renda < 10000'), orient = 'h', hue = 'Cor')
ax.figure.set_size_inches(14,6)
ax.set_title('Renda', fontsize = 18)
ax.set_xlabel('R$', fontsize = 14)
ax.legend(loc = 'best')
ax
Na legenda do parâmetro hue feita pelo programa irão aparecer os valores 0, 2, 4, etc... e eu quero que apareçam as cores relacionadas a eles. Como no caso de cima, eu tenho o dicionário com as relações de cor.