2
respostas

Utilizando apenas o filter()

Eu preferi utilizar apenas o filter(), onde eu incluía no array 'autorizados' apenas os nomes dos participantes maiores de idade.

const participantes = [
    {nome: 'Nicoly', idade: 14},
    {nome: 'Júlia', idade: 16},
    {nome: 'Andressa', idade: 24},
    {nome: 'Rodrigo', idade: 45},
    {nome: 'Alberto', idade: 64},
    {nome: 'Enzo', idade: 8},
    {nome: 'Jeferson', idade: 50},
    {nome: 'Maurício', idade: 13},
    {nome: 'Larissa', idade: 17}
]

const autorizados = []
participantes.filter(participante => {
        if (participante.idade >= 18) {    
            console.log(`Acesso liberado para: ${participante.nome}`)
            autorizados.push(participante.nome)
        }
})

console.log("Lista de aprovados: ", autorizados)
2 respostas

Oi, Alexandre! Como vai?

Gostei da sua análise e da forma como você aplicou o filter() para identificar os participantes maiores de idade, mostrando clareza no critério usado e no resultado esperado. Isso demonstra uma boa compreensão da lógica de filtragem e do uso de arrays no JavaScript.

Continue explorando essas abordagens, pois testar diferentes soluções fortalece seu raciocínio e amplia seu domínio da linguagem.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigado pelo retorno Lorena. No exercício do curso, é proposto a utilização do método map() para extrair apenas o nome dos participantes maiores de idade. Neste caso, é necessário mais uma variável para armazenar estes nomes, ao passo que da forma que eu fiz, é necessário apenas o array vazio que vai se populando com tais nomes. Mas enfim, são formas distintas de chegar no mesmo resultado, e o bom é que vendo formas diferentes de resolver o problema, o repertório vai aumentando para futuros desafios.