1
resposta

Utilização da função NVL()

No retorno dessa função eu estou utilizando a função NVL, porque caso eu informe um código de produto que não exista a variavel v_categoria retorna nulo. O que está errado nessa lógica?

CREATE OR REPLACE FUNCTION f_obter_categoria_produto(
    p_id PRODUTO_EXERCICIO.COD%type
)

-- tipo de retorno da função, poderia ser o tipo VARCHAR2 ou o mesmo tipo do campo CATEGORIA
RETURN PRODUTO_EXERCICIO.CATEGORIA%type

IS
    v_categoria PRODUTO_EXERCICIO.CATEGORIA%type;
BEGIN
    select categoria into v_categoria from PRODUTO_EXERCICIO where cod = p_id;

RETURN NVL(v_categoria, '');
END;
1 resposta

Olá, Fernando!

Pelo que entendi da sua dúvida, você está usando a função NVL para retornar um valor vazio ('') caso o código do produto não exista na tabela PRODUTO_EXERCICIO. Isso parece correto.

No entanto, acredito que o problema que você está enfrentando é devido ao fato de que, se o código do produto não existir na tabela, a consulta SELECT não retornará nenhuma linha, e o PL/SQL lançará uma exceção NO_DATA_FOUND.

Para tentar resolver isso, você pode usar um bloco de exceção para tratar essa situação. Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:

CREATE OR REPLACE FUNCTION f_obter_categoria_produto(
    p_id PRODUTO_EXERCICIO.COD%type
)

-- tipo de retorno da função, poderia ser o tipo VARCHAR2 ou o mesmo tipo do campo CATEGORIA
RETURN PRODUTO_EXERCICIO.CATEGORIA%type

IS
    v_categoria PRODUTO_EXERCICIO.CATEGORIA%type;
BEGIN
    BEGIN
        select categoria into v_categoria from PRODUTO_EXERCICIO where cod = p_id;
    EXCEPTION
        WHEN NO_DATA_FOUND THEN
            v_categoria := '';
    END;

RETURN v_categoria;
END;

Nesse código, se a consulta SELECT não retornar nenhuma linha, a exceção NO_DATA_FOUND será lançada. O bloco de exceção irá capturar essa exceção e atribuir um valor vazio ('') à variável v_categoria. Assim, a função retornará um valor vazio quando o código do produto não existir.

Espero ter entendido e conseguido ajudar. Qualquer coisa manda aqui de novo. Bons estudos!