1
resposta

Utilidade dos Servlets (e do Spring MVC)

Estou com duvidas para entender qual é a utilidade de um servlet, pq pra mim é bem obvio que se eu quiser criar uma pagina web grande, nao faz sentido fazer isso com um projeto Web java (ja que existem grandes frameworks como Angular ou React)

Então, qual é a utilidade de um Servlet? E do Spring MVC?

1 resposta

É verdade que existem frameworks front-end muito poderosos como o Angular e React, que oferecem recursos avançados para criar aplicações web dinâmicas. No entanto, é importante lembrar que esses frameworks são voltados para o desenvolvimento do lado do cliente (ou front-end) da aplicação, ou seja, eles lidam com a interface do usuário e a interação com o usuário.

Já os Servlets e o Spring MVC são tecnologias voltadas para o desenvolvimento do lado do servidor (ou back-end) da aplicação. Eles oferecem recursos para gerenciar a lógica de negócios, o acesso a dados, a segurança, a integração com outros sistemas e a comunicação com o front-end.

Em outras palavras, enquanto os frameworks front-end são responsáveis pela camada de apresentação da aplicação, os Servlets e o Spring MVC são responsáveis pela camada de aplicação propriamente dita. Eles são importantes para garantir a escalabilidade, segurança e desempenho da aplicação web como um todo.

Além disso, é importante lembrar que muitas aplicações web modernas utilizam uma arquitetura baseada em microserviços, em que diferentes serviços (cada um com sua própria lógica de negócios) se comunicam entre si por meio de APIs. Nesse caso, os Servlets e o Spring MVC são importantes para implementar essas APIs e garantir a comunicação entre os serviços de forma eficiente e segura.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software