Boa tarde!
Eu não consegui entender direito a necessidade de se utilizar o cursor. No exemplo do professor, eu consegui entender como usar, mas não me ficou claro, num exemplo prático, o porquê de ser útil.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde!
Eu não consegui entender direito a necessidade de se utilizar o cursor. No exemplo do professor, eu consegui entender como usar, mas não me ficou claro, num exemplo prático, o porquê de ser útil.
Um exemplo prático:
Tenho uma rotina que serve na prática para avaliar o histórico de um aluno de graduação e ver se esse aluno pode ou não ser matriculado numa disciplina contida numa lista que ele escolheu. Isso é feito para todos os alunos de um curso, para todos os cursos de um campus.
O cursor foi aplicado, entre outros, na hora de iterar pelos alunos de um curso X. Isso porque é necessário verificar para cada aluno:
E depois aprovar ou negar a solicitação de cada uma das disciplinas escolhidas por esse aluno. Nisso existem problemas difíceis de serem tratados na interface, que no fim ficam a cargo do banco resolver, por exemplo: o aluno pode escolher fazer uma disciplina C2 mas essa disciplina tem como pré-requisito a disciplina C, que o aluno ainda não fez.
Em suma, o cursor é usado para realizar um processamento complexo, formado por operações aninhadas que as vezes também complexas.