Olá,
Gostaria de saber qual a utilidade de importar o Matplotlib (referente ao vídeo Estatísticas descritivas), não percebi sua utilização direta nos exemplos.
At.,
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá,
Gostaria de saber qual a utilidade de importar o Matplotlib (referente ao vídeo Estatísticas descritivas), não percebi sua utilização direta nos exemplos.
At.,
O matplotlib é uma biblioteca de plotagem para a linguagem de programação Python e sua extensão de matemática numérica NumPy. Ele fornece uma API orientada a objetos para incorporar gráficos em aplicativos usando kits de ferramentas GUI de uso geral, como Tkinter, wxPython, Qt ou GTK +.
Talvez não tenha utilização direta nos exemplos, ou não percebeu mas pelo menos agora tem conhecimento que ela existe e quem sabe você não pode usar ela no futuro.
No exemplo, foi feito o seguinte:
# parte 1
%matplotlib inline
import matplotlib.pyplot as plt
plt.rc('figure', figsize = (20, 10))
# parte 2
fig = grupo_bairro['Valor'].mean().plot.bar(color = 'blue')
fig.set_ylabel('Valor do Aluguel')
fig.set_title('Valor Médio do Aluguel por Bairro', {'fontsize': 22})Entendo que o plt foi utilizado para configurar o tamanho da figura, porém não consegui ver/entender a ligação entre a parte 1 e a parte 2.
Poderia ter sido feito:
fig = grupo_bairro['Valor'].mean().plot.bar(color = 'blue', figsize = (20, 10))
fig.set_title('Valor Médio do Aluguel por Bairro', {'fontsize': 22})O resultado seria o mesmo.
Sem duvida, estou conhecendo a biblioteca e pretendo utilizá-la em um projeto exploratório que estou fazendo (tesouro-direto) somente a título de aprendizagem. De qualquer forma a duvida ainda existe.
Cara existem vários jeitos de programar o mesmo programa.
Mas retirando a linha import matplotlib.pyplot as plt o programa compila?
Sim, normalmente. Estava pesquisando um pouco mais, creio que a questão toda esteja no alias plt. No fonte do pandas, ele usa esse alias (Visualization, plotting/_core.py e _libs/properties.pyx), dessa forma se fizermos o import com o mesmo alias, na hora de plotar o pandas considera as configurações que realizamos, creio que seja isso.
Se eu fizer:
%matplotlib inline
import matplotlib.pyplot as plt2
plt2.rc('figure', figsize = (20, 10))
fig = grupo_bairro['Valor'].mean().plot.bar(color = 'blue')
fig.set_title('Valor Médio do Aluguel por Bairro', {'fontsize': 22})O gráfico é plotado normalmente, porém o tamanho da figura não fica correto, se eu deixar o alias como plt, fica correto.
As vezes o programador copia e cola o código e esquece de limpar os import desnecessários. Acontece comigo direto no trabalho. Não se apegue a esses pequenos detalhes. Como disse há várias maneiras de programar o mesmo programa.