2
respostas

Uso do useState e a const que o guarda

Bom dia pessoal, tudo bem com vcs? Estou com uma dúvia, percebi uma sintaxe meio estranha no uso do "useState'' , a constante onde ele é guardado não recebe um nome e pior, recebe um array no lugar de um nome, eu achei muito estranho isso funcionar! Alguém pode me explicar?

const [colaboradores, setColaboradores] = useState([])
2 respostas

Fala Felipe, Tranquilo?

Cara, realmente a primeira vista essa sintaxe pode ser um pouco estranha, mas você vai ver que é muito comum esse tipo de situação em ReactJS, principalmente por causa dos Hooks.

Sobre o hook useState, você passa um Array para ele com 2 índices, o primeiro representando a variável criada a partir dele e segundo a função que vai setar essa variável. Por de baixo dos panos, o React cria o estado atual em um objeto chamado "Estado do Hook" e uma função para atualizar esse estado em uma segunda variável. Quando a função é chamada, ela atualiza o Estado do Hook e, em seguida, atualiza a exibição da aplicação chamando a função de "render" do React.

Espero que tenha te ajudado irmão!

Bons estudos.

Rafael Alves Ferreira Lima, excelente explicação agora faz sentido, o nome da variável fica na primeira posição do array. Obrigado cara tu e o Paulo são feras.