Olá André,
Vou deixar minhas considerações aqui também.
jQuery
é com certeza uma mão na roda para fazer qualquer coisa com Javascript
, ele facilita todas as ações, tornando o código "menor" e fácil de dar manutenção.
Mas as pessoas esquecem de que ele se trata de uma lib javascript, e que ele tem bastante código por trás dos panos.
Na versão uncrompressed são 10.253
linhas de código a mais no seu projeto!
jQuery (3.2.1)
Em um mundo onde mobile está tomando conta de tudo, onde você tem dispositivos com conexão que alternam entre uma conexão de fibra ótica e os 3G da vida, você tem que se preocupar com cada linha de código que pode salvar no projeto. Quem nunca passou raiva com um site que não carrega direito no mobile (ou até mesmo no desktop)?
Mas o uso ou não do jQuery
vai de uma análise de cada projeto. Veja bem, eu trabalho em uma consultoria onde trabalhamos com uma plataforma de e-commerce (SAP Hybris
), são projetos enormes!
Executei o seguinte comando para achar a quantidade de arquivos com a extensão .js
no projeto
find PROJECT_NAME -type f -name "*.js" > ~/output.txt
Esse comando me retornou 1.567
arquivos, agora pare para pensar quantas linhas de código são?
Aqui na empresa nós usamos jQuery
para fazer nossos códigos front-end, o que torna os scripts que escrevemos menores, e como é uma quantidade enorme de arquivos, para nós, vale a pena.
Agora pense uma simples página institucional, onde a única ação necessária é um alert
ao clicar em um botão (exemplo hipotético, mas deu pra pegar..)?
Por isso basta colocar na balança.. Para projetos grandes, vale a pena o uso do jQuery sim, mas para projetos muito pequenos é interessante se considerar o uso de VanillaJS
.
Não tem para que fazer seu usuário baixar mais código, sendo que o mesmo código reescrito em VanillaJS
ficaria com poucas linhas.
Vale lembrar também, que se você está aprendendo ainda, é muito mais interessante aprender VanillaJS
do que jQuery
, como você deve saber, jQuery
é apenas uma lib Javascript
, ou seja, se você sabe Javascript
, você sabe jQuery
(basta aprender as funções), mas você sabendo jQuery
não quer dizer que você saiba Javascript
.
Deixo também este site aqui que é bem bacana, ele mostra funções jQuery e seus equivalentes em VanillaJS
www.youmightnotneedjquery.com
Att.