Olá Pablo, tudo certinho?
A escolha entre CASE
e filtros pode impactar a performance, dependendo do contexto e da ferramenta que você está usando.
Usar COUNT
com CASE
cria um campo calculado que avalia cada linha para contar apenas as que atendem à condição. Isso é útil quando precisamos usar essa métrica em várias partes do seu relatório ou dashboard.
Já ao usar um filtro, como "Incluir" StatusColaborador = "Ativo"
, a filtragem é feita pelo mecanismo de consulta do Looker Studio, o que pode ser mais eficiente dependendo de como os dados são armazenados e indexados.
Com grandes volumes de dados, CASE
dentro do COUNT
pode ser menos eficiente do que um filtro simples. No entanto, se você precisa reutilizar a contagem específica em vários lugares, um campo calculado com CASE
pode ser mais conveniente. Por outro lado, os filtros podem se beneficiar de índices, acelerando a consulta.
Por exemplo, numa tabela com 1 milhão de registros, um campo calculado com CASE
avalia cada registro individualmente, enquanto um filtro pode otimizar a busca e contagem, especialmente com índices no campo StatusColaborador
.
Portanto, não há uma resposta única. Se a performance é a prioridade e você lida com grandes volumes de dados, usar filtros pode ser mais eficiente. Se a clareza e a reutilização das métricas são mais importantes, um campo calculado com CASE
pode ser melhor.
Espero ter esclarecido.
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Abraços e bons estudos!
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