Oi Jackson,
Não querendo desviar o seu post, mas eu tbm sou usuário do macbook e tbm já sofri demais com esses problemas de infra ....realmente chato isso e a tendencia é piorar pois cada vez vc instala e suja mais o seu sistema :(
No entanto, eu tenho uma sugestão que pode resolver essa a dor de cabeça. Ela se chama DOCKER :)
Com Docker vc pode definir e subir a maioria de ambientes em segundos. Tanto faz qual banco, plataforma ou servidor vc pretende usar, melhor ainda sem sujar o sistema, mas claro, precisa saber um pouco sobre o Docker (que vale muito a pena).
Por exemplo, uma vez o Docker instalado, e para mac existe Docker Desktop CE, basta criar o arquivo de texto abaixo com o nome docker-compose.yml
:
version: '3'
services:
mysql-adminer:
image: adminer
restart: always
container_name:
ports:
- 8081:8080
depends_on:
- mysqldb
links:
- mysqldb
mysqldb:
container_name: mysqldb
image: mysql:5.7
restart: always
ports:
- '3307:3306'
volumes:
- ./mysqldata:/var/lib/mysql
environment:
- MYSQL_ROOT_PASSWORD=pass
- MYSQL_DATABASE=calopsita
Definimos dois processos (ou container), um pra mysql 5.7 e outra para a interface web mysql-adminer
.
Uma vez criado, vc deve rodar o script no terminal com o comando:
docker-compose -f docker-compose.yml up
Ao executar pode demorar um pouco pois o docker precisar baixar algumas coisas, mas demorar só a primeira vez.
Quando finalizar, vc tem o mysql na versão 5.7 (login: root, senha: pass) com interface web instalado.
Para ter acesso basta colocar no navegador:
http://localhost:8081/?server=mysqldb&username=root&db=calopsita
No formulário digite a senha pass
. Já tem um banco pre-criado com o nome calopsita
(pode alterar o nome no script.)
Para parar os processos/containers vc usa o comando:
docker-compose stop
O legal é, uma vez dominado o Docker, isso funciona para Oracle, Postgres, Node.js, Java, etc etc etc. Então, o meu conselho é investir um pouco no Docker para depois ficar feliz pois terá menos problemas com a infra.
Espero ter ajudado de alguma forma.
abs,
Nico
Obs: Aquele arquivo docker-compose.yml
é um exemplo de Infrastructure as code (IaC) !!