Olá Marcos , tudo bem?
Minha opinião sobre seus pontos abordados:
Posso assumir que quanto mais intuitivo é um produto ou serviço, melhor é a usabilidade e, por consequência, melhor é a experiência do usuário?
- A usabilidade está ligada com coisas do mundo real, ou seja, por intuição sabemos que uma lupa significa "buscar algo, ver melhor", se sua aplicação tiver um ícone simulando uma lupa, o usuário saberá inconscientemente que aquele ícone representa um ícone de busca.
Digo, ao criar um produto estou procurando a melhor experiencia para meu usuário. Eu espero que meu produto seja simples o suficiente para que não seja necessário uma grande lista de instruções para meu utilizador.
- SUPER CONCORDO, quanto mais clean e mais claro as instruções e mais próxima do mundo real, melhor será a usabilidade do usuário!
Meu ponto é, quanto mais intuitivo, melhor é a usabilidade?
- Com toda certeza, você pode observar que quaisquer aplicações que são desenvolvidas em linguagens e com ícones que simulam coisas do mundo real nos passam uma certa certeza de como aquela feature irá funcionar.
E uma usabilidade muito simples não passa um ar de pouco confiável?
- Existem os chamados designs clean, eles são sucintos e deixam muito mais claro sobre suas utilidades. Não adianta você ter uma aplicação com uma interface/layout cheia de informações e cores, isso poderá fazer o usuário desistir de utilizar sua aplicação por inume-os motivos, e poluição visual é uma delas. Pesquise sobre designs clean, eu particularmente AMO!
Devo aproveitar a intuição do usuário, mas fazê-lo pensar um pouco?
- Uma das heurísticas de Nielsen fala justamente sobre isso! Recomendo fazer este curso, pois pode sanar completamente suas dúvidas.. Mas resumindo, sempre é bom você deixar claro o status para o usuário, exemplo, breadcrumbs.
Espero ter te ajudado um pouquinho!
Abraços!