2
respostas

Usabilidade e intuição estão diretamente ligados?

Posso assumir que quanto mais intuitivo é um produto ou serviço, melhor é a usabilidade e, por consequência, melhor é a experiência do usuário?

Digo, ao criar um produto estou procurando a melhor experiencia para meu usuário. Eu espero que meu produto seja simples o suficiente para que não seja necessário uma grande lista de instruções para meu utilizador.

Meu ponto é, quanto mais intuitivo, melhor é a usabilidade? E uma usabilidade muito simples não passa um ar de pouco confiável? Devo aproveitar a intuição do usuário, mas fazê-lo pensar um pouco?

2 respostas

Oi Marcos tudo bem?

Ser intuitivo é muito importante pois dispensa o uso de tutoriais e manuais. Veja o Facebook por exemplo, a maioria das pessoas não precisa usar o ajuda dele para utilizá-lo. Outro exemplo é o Google outro site muito usado e muito intuitivo.

Vivemos em um mundo acelerado, ninguém para para ler manuais e instruções, querem algo simples porém que funcione de forma simples e robusta também. Querem pegar algo e já sair ligando e usando e que não dê defeito e seja simple de usar. Ninguém por exemplo quer ler o manual da TV ou do aspirador, querem é ligar e usar. Os manuais hoje em dia são consultados excepcionalmente.

Espero ter ajudado!!!

Olá Marcos , tudo bem?

Minha opinião sobre seus pontos abordados:

Posso assumir que quanto mais intuitivo é um produto ou serviço, melhor é a usabilidade e, por consequência, melhor é a experiência do usuário?

  • A usabilidade está ligada com coisas do mundo real, ou seja, por intuição sabemos que uma lupa significa "buscar algo, ver melhor", se sua aplicação tiver um ícone simulando uma lupa, o usuário saberá inconscientemente que aquele ícone representa um ícone de busca.

Digo, ao criar um produto estou procurando a melhor experiencia para meu usuário. Eu espero que meu produto seja simples o suficiente para que não seja necessário uma grande lista de instruções para meu utilizador.

  • SUPER CONCORDO, quanto mais clean e mais claro as instruções e mais próxima do mundo real, melhor será a usabilidade do usuário!

Meu ponto é, quanto mais intuitivo, melhor é a usabilidade?

  • Com toda certeza, você pode observar que quaisquer aplicações que são desenvolvidas em linguagens e com ícones que simulam coisas do mundo real nos passam uma certa certeza de como aquela feature irá funcionar.

E uma usabilidade muito simples não passa um ar de pouco confiável?

  • Existem os chamados designs clean, eles são sucintos e deixam muito mais claro sobre suas utilidades. Não adianta você ter uma aplicação com uma interface/layout cheia de informações e cores, isso poderá fazer o usuário desistir de utilizar sua aplicação por inume-os motivos, e poluição visual é uma delas. Pesquise sobre designs clean, eu particularmente AMO!

Devo aproveitar a intuição do usuário, mas fazê-lo pensar um pouco?

  • Uma das heurísticas de Nielsen fala justamente sobre isso! Recomendo fazer este curso, pois pode sanar completamente suas dúvidas.. Mas resumindo, sempre é bom você deixar claro o status para o usuário, exemplo, breadcrumbs.

Espero ter te ajudado um pouquinho!

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software