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Uma maneira alternativa, mas menos elegante

Fiz de outra maneira e deu certo :D Ela é bem menos elegante que a do professor, mas fiquei bastante feliz de ter dado 100% certo :)

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if((desenha) // MÉTODO AQUI :)
            && (x > 0) //para não desenhar na paleta
            && (y > 50)
            || (x > 150)
            && (y > 0)) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }

    function mudaCor(evento){ // MÉTODO 2 AQUI :)

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        if((x > 0) 
            && (x < 50)            
            && (y > 0)
            && (y < 50)){

            corAtual = 'red';
        }

        if((x > 50) 
            && (x < 100)
            && (y > 0)
            && (y < 50)){

            corAtual = 'green';
        }

        if((x > 100) 
            && (x < 150)
            && (y > 0)
            && (y < 50)){

            corAtual = 'blue';
        }


    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

    tela.onclick = mudaCor;

</script>
1 resposta
solução!

Ahah... Nem se preocupe com a elegância, Maria Eduarda!!!

Parabéns! É isso aí!!!

O importante é o entendimento!

Deixo como exercício e treinamento, uma maneira de desenhar somente quando o botão do mouse estiver clicado e referente ao tamanho do seu canvas para que o desenho chegue até o canto esquerdo ;-)

Continue sempre assim!

Um abraço e bons estudos!!!

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