Solucionado (ver solução)
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Uma maneira alternativa

A partir do problema do exercício criei este código, que funciona perfeitamente no meu navegador. Gostaria de saber, no entanto, o motivo pelo qual caso eu remova os dois "break", meu código para de funcionar. Obrigada desde já :D

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'black';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var cores = ['lightblue', 'lightgreen', 'purple', 'lightpink']
    var indiceCorAtual = 0; // começa com blue
    var raio = 10;

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
        pincel.beginPath();

        for (var i = raio; i<40; i = i + 10){

            evento.shiftKey = true;
            if(evento.shiftKey){

            raio = raio + 10;// aumenta o raio do círculo caso a tecla SHIFT esteja sendo pressionada
            }
            break;
        }

        evento.altKey = true;
        for(var min = 10; raio > min; min = min - 5) {        

            if(evento.altKey){
            raio = raio - 5;
            }
            break;
        }

        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);
    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {

        indiceCorAtual++;

        if(indiceCorAtual >= cores.length) {
            indiceCorAtual = 0; // volta para a primeira cor, azul
        }

        return false; // para não exibir o menu padrão do canvas
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>
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O problema acontece no segundo break.

Sem ele, vai acontecer algum momento que o seu raio é maior que o mínimo, gerando um loop infinito.

No início seu raio é 10 e o mínimo inicia em 10. Se aumentar o raio 1 vez, o raio passa a ser 20 e o mínimo inicia em 10 e vai diminuindo, com isso ele fica infinitamente no loop, pq o mínimo nunca vai ficar maior que o raio.

O break então impede que o 'for' fique "rodando" enquanto eu não apertar o alt, correto? Assim evitando que toda vez que meu raio aumente, a bolinha fique sendo diminuída em 5.

solução!

Ele impede que uma vez que entrou no for, ele fique rodando pra sempre. Pq se sua bolinha já vale 10, e o min já vale 5, diminuindo o minimo vai continuar sendo verdadeiro o teste raio > min.

raio > min ?
10 > 5        true
10 > 0        true
10 > -5       true
10 > -10      true
...

Entao ele vai travar a página, pq o min sempre vai ser menor que o raio