A partir do problema do exercício criei este código, que funciona perfeitamente no meu navegador. Gostaria de saber, no entanto, o motivo pelo qual caso eu remova os dois "break", meu código para de funcionar. Obrigada desde já :D
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'black';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var cores = ['lightblue', 'lightgreen', 'purple', 'lightpink']
var indiceCorAtual = 0; // começa com blue
var raio = 10;
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
pincel.beginPath();
for (var i = raio; i<40; i = i + 10){
evento.shiftKey = true;
if(evento.shiftKey){
raio = raio + 10;// aumenta o raio do círculo caso a tecla SHIFT esteja sendo pressionada
}
break;
}
evento.altKey = true;
for(var min = 10; raio > min; min = min - 5) {
if(evento.altKey){
raio = raio - 5;
}
break;
}
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
function mudaCor() {
indiceCorAtual++;
if(indiceCorAtual >= cores.length) {
indiceCorAtual = 0; // volta para a primeira cor, azul
}
return false; // para não exibir o menu padrão do canvas
}
tela.oncontextmenu = mudaCor;
</script>