Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Ubuntu é meu parceiro de trabalho.

Quando decidi ingressar na Alura resgatei um laptop HP antigo (mas totalmente funcional) que tem apenas 2G RAN e um processador Intel Celeron. Experimentei algumas distros Linux, mas acabei por escolher o Ubuntu e o PC ganhou novo fôlego. Tem sido um desafio instigante aprender a programar numa máquina assim. Alguns me disseram que não seria possível, que eu deveria investir em algo mais moderno. Mas até agora, para todos os 13 cursos básicos que completei, tudo corre de forma excelente. Minha produtividade no trabalho também está em bom ritmo. Que dizer? Vivas ao Linux e ao Ubuntu.

2 respostas

Olá Eliezer tudo bem?

Meus parabéns pela iniciativa ... legal demais que você esteja tirando proveito de recursos limitados e conseguindo evoluir, quem consegue desenvolver em máquinas com as características que você descreve aprende a usar cada recurso de forma muito mais efetiva ... Se você consegue fazer o que precisa em uma máquina assim imagine o desempenho com as mesmas ferramentas em uma workstation com processador de última geração e memória sobrando ...

Outro ponto é sobre uso de Linux, muita gente desiste e acha difícil e se acostumam demais a abstrações. É possível aprender muito sobre conceitos importantes de arquitetura de sistemas, redes, containers, microservices, cloud ... entendendo e aprendendo com Linux localmente, quando houver necessidade de interagir com instâncias na nuvem, versionamento de código com GIT, aplicações rodando em produção em Kubernetes ou Docker... isso tudo fica muito mais claro.

Muitos outros benefícios e aprendizados certamente virão!

Bons estudos.

solução!

Obrigado JT, venho de outra area e construí um plano de estudo ousado. Ainda não tenho perspectiva de mercado de trabalho. Parece que quanto mais eu aprendo, mais objetivos de aprendizagem surgem logo a frente. Percebo que ainda me falta um longo caminho a correr. Força e paz!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software