Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Transformar linhas em colunas

Fala pessoal, beleza?

Estou precisando de uma ajuda para converter linhas em colunas. Tenho uma estrutura semelhante a essa no power query: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Meu objetivo é chegar nesse resultado:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Tentei usar função coluna dinâmica, com a coluna de valores: "Valor"; e a Agregar função do valor: "Não agregar". Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Porém, não deu certo. Aparece esse erro:

Expression.Error: Não havia elementos suficientes na enumeração para concluir a operação. Detalhes: [List]

Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito, tentei de varias formas, mas nenhuma deu certo.

Desde já agradeço. Valeeeeu!

2 respostas
solução!

Fala, Jefferson!

Eu não sei se existe uma forma mais rápida/fácil de fazer isso ao usar as opções de transformação de linhas e colunas, mas para chegar nesse resultado eu precisei utilizar um caminho diferente.

PS: Essa solução só funcionará caso o TotalVendas sempre se referencie ao CodigoProduto da linha anterior. Também é importante não fazer nenhuma tratativa nos dados que altere a ordem das linhas antes de aplicar os passos abaixo.

1) Coloquei mais dados apenas para efeitos de teste com maior volume

Exemplo de dados

2) Adicione uma coluna de índice

Nova coluna índice

3) Agora adicione uma outra coluna subtraindo 1 da coluna Índice, que servirá como nosso "guia" para identificar que o TotalVendas de uma linha pertence ao CodigoProduto da linha anterior:

Nova coluna índice -1

4) Mescle a tabela com ela mesma, colocando como campos correspondentes o Índice da primeira tabela com a Subtração da segunda tabela

Mesclando consultas

5) Após mesclar, expanda apenas a coluna "valor":

Expandindo consulta

6) Agora podemos filtrar apenas as linhas que o campo seja "CodigoProduto", pois já teremos o "TotalVendas" relacionado a ele na mesma linha:

Filtrando linhas

7) Nesse momento já temos o necessário nas colunas "Valor" e "SubtraçãoInserida.Valor", mas vamos deixá-la no formato que você solicitou removendo as demais colunas (Campo, Índice e Subtração):

Removendo colunas

8) Para finalizar, renomeamos as colunas:

Colunas renomeadas

Espero ter ajudado e que tenha entendido o processo.

Abs!

Bom dia Filipe Calastro Busso!

Cara, deu certo! Muito obrigado pela a sua ajuda! Ajudou demais!