Oi Carlos, tudo bem?
Recomendo criar uma tabela ‘pessoa’ com a coluna ‘tipopessoa’, o tipo pessoa seria utilizado para trazer quais dados serão preenchidos, exemplo: se for uma pessoa jurídica, será necessário preencher cnpj, data de abertura, inscrição municipal e tals. Um contador pode ser PJ (pessoa jurídica/empresarial) ou pode ser PF (pessoa física/cidadão).
Um advogado além da OAB ainda possui cpf e se utilizarmos a oab em um cadastro e o cpf em outro pode haver a duplicação de dados. Criaremos a tabela ‘funcionarios’ e dentro da tabela funcionario colocar cargo / e abaixo o documento da profissão e o relacionamento pode ser feito com o ‘idpessoa’ que seria PF na tabela ‘pessoa’ e FK na tabela ‘funcionario’.
Seria uma generalização/especialização parcial. Nem toda ocorrência da entidade genérica possui uma ocorrência correspondente em uma entidade especializada, ou seja, nem todo funcionário é contador e nem todo funcionário é advogado. Podem haver funcionários que não sejam nem contador e nem advogado.
Um exemplo da tabela ‘funcionarios’:
- departamento
- função ou cargo
- documento
- tipo documento
Espero ter ajudado, bons estudos! :)