Espero que esteja bem. Por que nesta função ele usou é menor que e não maior que, eu não entendi a lógica
Espero que esteja bem. Por que nesta função ele usou é menor que e não maior que, eu não entendi a lógica
Oii, Ana! Como vai?
Na função CORRESP
do Excel, o argumento "tipo de correspondência" define como a busca será feita na matriz. Quando você usa o valor 1
para o tipo de correspondência, significa que a função vai procurar o maior valor que seja menor ou igual ao valor procurado.
Para exemplificar, olhe para a sua tabela de Descontos por Categoria e Qtd
. Se você está procurando a quantidade de produtos e usa CORRESP
com 1
, você está basicamente dizendo: "Me dê a posição do maior número que é menor ou igual à quantidade que eu tenho".
Ao ter uma lista ordenada em ordem crescente e quer encontrar o ponto de entrada mais próximo sem ultrapassar o valor desejado, essa estratégia pode ser aplicada.
Espero ter sanado a sua dúvida, conte sempre com a gente aqui no fórum.
Bons estudos e até mais!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!
Olá, tudo bem mas ele usou é menor do que 1 e não maior ou igual a 1, o menor número é 1 então eu continuo sem entender a lógica, se quando eu uso corresp a lógica é essa: "Me dê a posição do maior número que é menor ou igual à quantidade que eu tenho", por que a função é menor do que um e não maior do que um se eu procuro o maior valor?
Oii, Ana!
Obrigada por retornar! A descrição dessa fórmula pode ser ambígua e causar algumas confusões mesmo, mas a lógica da busca é: a função está procurando um valor que seja menor ou igual ao que você quer e não menor ou igual a 1 como a mesma sugere.
Quando usamos o valor 1
, como no exemplo da aula (=CORRESP(C17;B8:B13;1))
, isso não significa "menor do que 1". Na verdade, o 1
indica que a função vai procurar o maior valor que seja menor ou igual à quantidade que estamos buscando (no caso, o valor em C17
). Além disso, a matriz (B8:B13
, que tem os valores 1, 2, 3, 5, 10
) precisa estar em ordem crescente para funcionar.
Como resultado temos a linha "2"
. Assim, estamos dizendo que as informações "Calçado
" e quantidade"1"
está na linha 2 coluna 4.
Você pode rever essa explicação para fixar o conhecimento a partir do minuto 8:46 dessa aula.
Se usássemos maior ou igual a que não ia funcionar, pois a regra dele é oposta. Começando pela matriz que precisar estar em ordem decrescente para que a função retorne menor valor que é maior ou igual ao valor procurando.
📚 Momento leitura
Ana, espero que a explicação e o artigo te ajude a aprofundar ainda mais no conteúdo para entendê-lo também. Conte sempre com o nosso apoio aqui no fórum.
Bons estudos e até mais!