Espero que esteja bem. Por que nesta função ele usou é menor que e não maior que, eu não entendi a lógica
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Espero que esteja bem. Por que nesta função ele usou é menor que e não maior que, eu não entendi a lógica
Oii, Ana! Como vai?
Na função CORRESP do Excel, o argumento "tipo de correspondência" define como a busca será feita na matriz. Quando você usa o valor 1 para o tipo de correspondência, significa que a função vai procurar o maior valor que seja menor ou igual ao valor procurado.
Para exemplificar, olhe para a sua tabela de Descontos por Categoria e Qtd . Se você está procurando a quantidade de produtos e usa CORRESP com 1, você está basicamente dizendo: "Me dê a posição do maior número que é menor ou igual à quantidade que eu tenho".
Ao ter uma lista ordenada em ordem crescente e quer encontrar o ponto de entrada mais próximo sem ultrapassar o valor desejado, essa estratégia pode ser aplicada.
Espero ter sanado a sua dúvida, conte sempre com a gente aqui no fórum.
Bons estudos e até mais!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!
Olá, tudo bem mas ele usou é menor do que 1 e não maior ou igual a 1, o menor número é 1 então eu continuo sem entender a lógica, se quando eu uso corresp a lógica é essa: "Me dê a posição do maior número que é menor ou igual à quantidade que eu tenho", por que a função é menor do que um e não maior do que um se eu procuro o maior valor?
Oii, Ana!
Obrigada por retornar! A descrição dessa fórmula pode ser ambígua e causar algumas confusões mesmo, mas a lógica da busca é: a função está procurando um valor que seja menor ou igual ao que você quer e não menor ou igual a 1 como a mesma sugere.
Quando usamos o valor 1, como no exemplo da aula (=CORRESP(C17;B8:B13;1)), isso não significa "menor do que 1". Na verdade, o 1 indica que a função vai procurar o maior valor que seja menor ou igual à quantidade que estamos buscando (no caso, o valor em C17). Além disso, a matriz (B8:B13, que tem os valores 1, 2, 3, 5, 10) precisa estar em ordem crescente para funcionar.
Como resultado temos a linha "2". Assim, estamos dizendo que as informações "Calçado" e quantidade"1" está na linha 2 coluna 4.
Você pode rever essa explicação para fixar o conhecimento a partir do minuto 8:46 dessa aula.
Se usássemos maior ou igual a que não ia funcionar, pois a regra dele é oposta. Começando pela matriz que precisar estar em ordem decrescente para que a função retorne menor valor que é maior ou igual ao valor procurando.
📚 Momento leitura
Ana, espero que a explicação e o artigo te ajude a aprofundar ainda mais no conteúdo para entendê-lo também. Conte sempre com o nosso apoio aqui no fórum.
Bons estudos e até mais!