Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Tipagem implícita e explícita

Para mim não está claro qual a vantagem de deixar a tipagem da variável implícita.

Apesar de que em alguns códigos seja possível deduzir qual o tipo da variável (como contadores de "for"), porque não explicitar tudo? Existe algum problema?

1 resposta
solução!

Oi Fabio,

Eu apanhei com isso também... se o objetivo é deixar tudo mais claro, então nada melhor do que deixar rudo explícito!?!

Mas já faz um tempo que a comunidade vem falando em deixar código menos verboso e mais fácil de ler etc...

Ao meu ver... esse seria o principal motivo para termos as linguagens com cada vez menos dados.

Uma coisa que me ajudou nesse entendimento é ver as coisas como informação e não se importar com o tipo dela. Por exemplo... quando vejo uma variável "idade", em primeiro momento não me importa qual seu tipo, mas o seu significado. Se a regra de negócio e o contexto estiverem claros, vai ficar claro o tipo que essa variável deve ser. Ou seja, é o contexto que me dirá se ela será um Int (p.e 20, 50, 85) ou uma String (p.e. "antiga", "medieval", "média" etc).

Com isso em mente, passei a dar nomes melhores para as minhas variáveis. Mas enfim... Essa é minha visão!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software