Para mim não está claro qual a vantagem de deixar a tipagem da variável implícita.
Apesar de que em alguns códigos seja possível deduzir qual o tipo da variável (como contadores de "for"), porque não explicitar tudo? Existe algum problema?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Para mim não está claro qual a vantagem de deixar a tipagem da variável implícita.
Apesar de que em alguns códigos seja possível deduzir qual o tipo da variável (como contadores de "for"), porque não explicitar tudo? Existe algum problema?
Oi Fabio,
Eu apanhei com isso também... se o objetivo é deixar tudo mais claro, então nada melhor do que deixar rudo explícito!?!
Mas já faz um tempo que a comunidade vem falando em deixar código menos verboso e mais fácil de ler etc...
Ao meu ver... esse seria o principal motivo para termos as linguagens com cada vez menos dados.
Uma coisa que me ajudou nesse entendimento é ver as coisas como informação e não se importar com o tipo dela. Por exemplo... quando vejo uma variável "idade", em primeiro momento não me importa qual seu tipo, mas o seu significado. Se a regra de negócio e o contexto estiverem claros, vai ficar claro o tipo que essa variável deve ser. Ou seja, é o contexto que me dirá se ela será um Int (p.e 20, 50, 85) ou uma String (p.e. "antiga", "medieval", "média" etc).
Com isso em mente, passei a dar nomes melhores para as minhas variáveis. Mas enfim... Essa é minha visão!