Oi, Rogério! Tudo bem por aí?
Peço desculpas pelo tempo que aguardou por uma resposta.
Para te auxiliar, irei fragmentar minhas explicações com base em suas quatro dúvidas, vamos lá?
1. A similaridade entre os gráficos de observação e tendência sugere que grande parte da variação nos pagamentos mensais é explicada pela tendência de longo prazo, e não por flutuações sazonais ou ruído. Como a tendência é, de certo modo, uma versão "suavizada" da observação, se não houver muita sazonalidade ou ruído nos dados, os dois gráficos podem se parecer.
Ter sazonalidade e ruído parecidos é algo bastante curioso. Contudo, isso pode acontecer devido à pouca/nenhuma sazonalidade ou ao período analisado (o qual pode não ser realmente capaz de capturar a sazonalidade).
2. Para aumentar o tamanho do gráfico, você pode usar a função rc
do matplotlib.pyplot
antes de plotar o gráfico, como mostro no exemplo a seguir:
plt.rc("figure", figsize=(12, 8))
ax = resultado.plot()
3. O primeiro gráfico não possui legenda porque é a série temporal original (observada). Caso queira adicioná-la, você pode criar subplots individuais e, então, fornecer uma legenda para cada gráfico, cujo resultado será a "união" de todos os gráficos. Recomendo a leitura dos materiais abaixo a fim de saber um pouco mais sobre isso:
4. A frequência (freq
ou period
) não está relacionada ao número de pontos plotados no gráfico. Ela é usada para determinar o período da sazonalidade. Os pontos de plotagem, por outro lado, referem-se à quantidade dos dados em análise.
Rogério, espero que minhas explicações te ajudem. Contudo, vale ressaltar que como é um assunto externo ao curso e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto, outros testes e pesquisas terão de ser feitos, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema!
Um abraço.
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!