1
resposta

time series - graficos

Considerando o grafico abaixo gerado para um determinado dataset, tenho algumas dúvidas:

  1. Qual a interpretação dele, já que os dois primeiros gráficos são praticamente identicos na trajetória da linha e os dois últimos também? Obs: o eixo "x" representa os meses do ano e o eixo "y" valores pagos pelos serviços. ![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade)

  2. Como posso aumentar o grafico plotado sem ter que recorrer à função compare_plot?

  3. Conforme dá pra obervar, o primeiro gráfico não possui legenda (observed). Os demais, sim.

  4. Notei que os pontos de plotagens independem das freqs. Ou seja, quando a freq=1 há 6 pontos (0,2,4,6,8,10,12). Não deveria ser 0,1,2 etc ? Os mesmos 6 pontos se mantém se fre=3, freq=4 etc. Isso ocorre pq as comparações são dois a dois?

1 resposta

Oi, Rogério! Tudo bem por aí?

Peço desculpas pelo tempo que aguardou por uma resposta.

Para te auxiliar, irei fragmentar minhas explicações com base em suas quatro dúvidas, vamos lá?

1. A similaridade entre os gráficos de observação e tendência sugere que grande parte da variação nos pagamentos mensais é explicada pela tendência de longo prazo, e não por flutuações sazonais ou ruído. Como a tendência é, de certo modo, uma versão "suavizada" da observação, se não houver muita sazonalidade ou ruído nos dados, os dois gráficos podem se parecer.

Ter sazonalidade e ruído parecidos é algo bastante curioso. Contudo, isso pode acontecer devido à pouca/nenhuma sazonalidade ou ao período analisado (o qual pode não ser realmente capaz de capturar a sazonalidade).

2. Para aumentar o tamanho do gráfico, você pode usar a função rc do matplotlib.pyplot antes de plotar o gráfico, como mostro no exemplo a seguir:

plt.rc("figure", figsize=(12, 8))
ax = resultado.plot()

3. O primeiro gráfico não possui legenda porque é a série temporal original (observada). Caso queira adicioná-la, você pode criar subplots individuais e, então, fornecer uma legenda para cada gráfico, cujo resultado será a "união" de todos os gráficos. Recomendo a leitura dos materiais abaixo a fim de saber um pouco mais sobre isso:

4. A frequência (freq ou period) não está relacionada ao número de pontos plotados no gráfico. Ela é usada para determinar o período da sazonalidade. Os pontos de plotagem, por outro lado, referem-se à quantidade dos dados em análise.

Rogério, espero que minhas explicações te ajudem. Contudo, vale ressaltar que como é um assunto externo ao curso e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto, outros testes e pesquisas terão de ser feitos, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema!

Um abraço.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software