0
respostas

Testes de fumaça

Olá a todos, gostaria de propor uma discussão pois o conceito de teste de fumaça e teste de sanidade não ficaram claros na aula.

No meu entendimento testes de fumaça são testes simples, que não garantem muita coisa, mas se concentram em, de forma rápida e objetiva, entender se está tudo bem. Ex: após a aplicação ser publicada (evidentemente após já ter sido testada, aplicam-se os testes de fumaça para garantir que o deploy ocorreu com sucesso. Nesse caso, não cabem os testes regressivos pois não houve alteração do código desde a última iteração no código

Um bom exemplo de teste de fumaça seria o login com sucesso por exemplo (pois se eu consigo logar, é sinal que a aplicação está minimamente funcional)

Já os testes de sanidade, estes sim bem definidos na aula, são testes que priorizam aquilo que seja mais crítico. Um time, então quando decide não realizar uma regressão completa para executar os testes de sanidade assume o risco de deixar passar alguma coisa menos crítica, mas garante que o principal irá funcionar.