1
resposta

[Dúvida] [DÚVIDA] Quem define e por que uma coluna diferente para critérios de aceite?

1º Dúvida: Quem define os critérios de aceite? A professora coloca na aula alguns na coluna "Critérios de aceite" mas eu não sei se ela fez isso imaginando que o PO colocou ou se realmente o trabalho do QA é colocar aqueles detalhes no documento, caso não tenha.

2º Dúvida: Por que ter uma coluna diferente para critérios de aceite? Eu entendo essa coluna como os critérios que o PO definiu para dizer se aquela funcionalidade é aceita ou não, ou seja, se ele definiu que a funcionalidade de login deve mostrar campos como obrigatório, mostrar mensagem de quantidade minina de caracteres para senha e que a senha for colocada errada 3 vezes o sistema bloqueia o acesso por 15min, esses são os critérios de aceite, certo? A funcionalidade do sistema de login só pode ser aceita se cumprir esses requisitos, ou estou errado? Seguindo nessa linha, poderia ser colocado também ter algumas outras coisas que não são necessariamente funcionais, mas que ajudam na experiência do usuário, como ter redimensionamento automatico de tela e etc.

Espero que eu tenho conseguido explicar bem minha dúvida.

1 resposta

Oii, Lucas. Tudo bem?

Excelentes perguntas.

1. Quem define os critérios de aceite?

A resposta curta é: depende do processo da empresa, exatamente como a professora comenta na aula.

  • O cenário ideal: Geralmente, quem define "o que" precisa ser feito é o PO (Product Owner) ou o Cliente, pois eles detêm a visão de negócio.
  • O papel do QA: Mas, nem sempre o PO descreve os detalhes técnicos ou casos de borda (como o bloqueio após 3 tentativas). É aí que o QA brilha! O QA atua de forma consultiva e colaborativa. Se o documento chega sem esses detalhes, o QA deve levantar a mão e dizer: "Para eu garantir que isso funciona, precisamos definir o que acontece se a senha errada for digitada 3 vezes. Podemos colocar isso como critério?".
  • Resumo: O QA muitas vezes escreve ou refina os critérios no documento para torná-los testáveis, mesmo que a regra de negócio tenha vindo do PO.

2. Por que uma coluna diferente para critérios de aceite?

Você entendeu perfeitamente a lógica! É exatamente isso:

  • A "regra do jogo": A descrição da funcionalidade diz o que o sistema faz ("O usuário deve logar"). A coluna de Critérios de aceite diz as condições exatas para considerarmos que aquela tarefa foi concluída com sucesso. É como um "contrato" entre o time de desenvolvimento, QA e o dono do produto.
  • Transformando subjetivo em objetivo: Como a instrutora menciona sobre "ser bonito" (subjetivo) vs "ter tal cor" (objetivo). A coluna serve para listar esses itens mensuráveis.
  • Seus exemplos: Estão corretíssimos!
  • Funcionais: Mensagem de erro, bloqueio após 3 tentativas.
  • Não-funcionais/UX: Redimensionamento da tela, acessibilidade.
  • Todos esses entram nos critérios de aceite porque, se qualquer um deles falhar, a funcionalidade não pode ser aceita (não está pronta para ir ao ar).

Então, sim, o sistema de login só é "aceito" se passar nesse checklist específico que fica nessa coluna.

Espero que isso tenha ajudado a validar seu entendimento.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!