Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Tempo para Design Thinking

Considerando o tempo disponível para entrega do projeto, existe algum percentual indicado para o tempo que deve ser disponibilizado para o design thinking?

3 respostas
solução!

Oi Fernanda, como vai?

Eu particularmente não conheço nenhuma expectativa de tempo relativo para aplicação do processo de design thinking. Certos projeos acabam precisando de uma etapa de pesquisa maior, outros acabam dando mais trabalho na geração de alternativas, etc. Creio que depende muito da particularidade de cada projeto.

Acho importante você avaliar dento do seu prazo o quanto de tempo você pode dispor pra esse processo e organizá-lo casuisticamente dentro disto. Caso emperre em algum ponto, convém parar a produção e entender o que está errado, porque continuar a toque de caixa pode levar a problemas de projeto e retrabalhos difíceis no futuro. Se precisar de uma revisão de prazo, vale de forma consciente informada conversar com o cliente, avisando que você vai precisar alargar o prazo um pouco, entendendo se é possível e o quanto, e se haverá reflexos em outras partes do projeto e do contrato.

De forma geral, vejo esse processo ocupando 60% a 70% do tempo previsto no prazo, com o resto servindo para relacionamento com o cliente, contato com fornecedores, produção, aspectos burocráticos, imprevistos, etc.

Um abraço!

Rafael, muito obrigada pelo retorno. Acredito que realmente o processo tenha tempos diferentes de acordo com a complexidade do projeto e do produto. Minha dúvida era se existia algum conceito de limite de tempo pré-estabelecido, como por exemplo, não ultrapassar 40% do tempo ou algo do gênero.

Olha, eu nunca ouvi falar disto, mas vou dar uma pesquisada a respeito de boas práticas sobre isso.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software