1
resposta

Tag <meta> não fecha... é auto suficiente?

Olá Coders!

A partir da aula 13, [A importância da tag meta](https://cursos.alura.com.br/course/logica-programacao-javascript-html/task/23030), eu me perguntei:

há outras funcionalidades atribuídas a esta tag além das mais usuais apresentadas?

Fui buscar e encontrei várias funcionalidades, três das quais me chamaram atenção por não conseguir em princípio visualizar como seria o procedimento para tal ação, segue:

  1. • Controlar o comportamento de aplicativos de terceiros, como o Facebook ou o Twitter, ao compartilhar a página. P: De que maneira isto é feito?

  2. • Fornecer informações de segurança, como a configuração de CORS (Cross-Origin Resource Sharing). P: O que significa o CORS e a necessidade de sua aplicação em segurança e como fazê-lo?

  3. Fins específicos, como o uso de "name" ou "http-equiv" para indicar o tipo de informação fornecida. P: Que tipo de informações e quem fornece tais informações o usuário?

Obrigado!

1 resposta

Olá André, tudo bem?

Desculpa pela demora em te responder!

Quando estamos aprendendo algo novo, é comum surgir diversas dúvidas, contudo à medida que você for estudando, as respostas para essas perguntas vão ficar cada vez mais claras, uma vez que o conhecimento é colocado em prática.

Ressalto também, que as respostas para essas perguntas podem causar um estranhamento inicial ou até mesmo ter vários termos nos quais você ainda não teve contato, por isso, irei me ater a explicar sucintamente seus questionamentos, com o intuito de não prejudicar a sua aprendizagem, mas ainda sim, te explicar o que ocorre em cada caso através de analogias.

As tags <meta> apresentam diferentes atributos e podem ser usadas para garantir várias funcionalidades dentro do site, no caso do controle de aplicativos de terceiros, elas auxiliam os mecanismos de busca (search engines) a encontrarem o seu site na web, isso porque são elas que dão um pequeno resumo sobre o que será encontrado na sua página, sendo assim uma forma de indexar o conteúdo web disponível. Imagine estas tags como uma sinopse que resume o contexto de um filme.

O padrão Cross-Origin Resource Sharing (CORS) trabalha adicionando novos cabeçalhos HTTP que permitem que os servidores descrevam um conjunto de origens que possuem permissão para ler uma informação usando o navegador. Imagine como um porteiro, onde através de uma carta de apresentação irá dizer se você pode ou não acessar o interior do prédio.

Com relação a sua questão sobre os atributos http-equive name, vale ressaltar que ambos são utilizados no interior da tag <meta> com funcionalidades distintas. No http-equiv adicionamos informações referentes a compatibilidade do nosso arquivo HTML com o navegador que estamos utilizando. Imagine este atributo como a referência da voltagem de aparelhos elétricos que precisam ser compatíveis com a voltagem da corrente elétrica da sua casa para que funcionem normalmente, por exemplo, se na sua casa as tomadas são 110V é preciso comprar aparelhos com 110V, caso contrário eles não funcionarão da maneira que você gostaria ou até podem dar problemas e queimarem.

Já o atributo nameé utilizado para especificar descrições, palavras chaves e autores para o nosso conteúdo que facilitam na hora de buscar pelo seu website, que podemos fazer uma analogia com os gêneros de filmes que ajudam a buscar por características semelhantes entre diferentes produções.

Reforço que com o avanço em seus estudos, esses conhecimentos ficarão mais claros, portanto, continue buscando aprender cada vez mais e caso tenha dúvidas, estarei à disposição.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software