No slide de Big Data em ação, dentro dos dados que foram armazenados, a parte que fala de onde a pessoa mais circula me lembrou muito uma visita que eu fiz recentemente à uma empresa de tecnologia da Tecnopuc, a DBServer. No laboratório onde eles fazem alguns experimentos de inovação tem um tipo de sensor que identifica pessoas dentro de um ambiente e mapeia a trajetória deles. Certa vez, eles colocaram esse dispositivo na entrada de um estabelecimento onde tinha duas portas e eles puderam observar que as pessoas utilizavam somente uma delas para acessar o local.
No slide de Pontos de Atenção, sobre como as pessoas são colocadas dentro de uma bolha me lembrou o filme "O Dilema das Redes", o que retratava a forma que funciona os algoritmos das redes sociais, por exemplo. Um dos personagens recebia anúncios e postagens de acordo com seu interesses, notícias de cunho político que não lhe davam muito espaço para analisar um ponto de vista diferente nem, quem sabe, aprimorar suas habilidades de debate, por exemplo.