Olá eu entendo que talvez não seja o intuito do curso, mas eu senti falta desde que comecei qualquer curso de data Science aqui na Alura (comecei segunda como aluno e quero muito entrar nessa área) E não estou reclamando do professor, gosto desse estilo que vai direto na prática, mas eu senti que falta um pouco de teoria mesmo, da onde e porque as coisas são feitas dessa maneira.
Por exemplo, estou na parte 03: Series e index - aula 'Redefinindo Index' e não estou entendo nadinha kkkk tipo porque ele faz o range, da onde ele tira esses comandos do pandas, eu sei que é óbvio para ele, e para quem tem mais prática, mas para quem está começando do zero pega muito essas tiradas de comandos da cartola... Falo no sentido de não parar e explicar a história e como funciona algum comando, mas de falar "para a gente fazer tal coisa, a gente usa o pd. tal e tal" para a gente ir se familiarizando com as coisas
edit Exemplo 02 que ilustra mais ainda minha dificuldade... aula Extra: Criando DataFrames parte 2min30seg..
data = [1, 2, 3, 4, 5] # até então beleza
s = pd.Series(data) # beleza tb
index = ['Linha' + str(i) for i in range(5)] # beleza em partes mas ok, faz parte da base em pyhton mesmo que no curso não aborde assim
s = pd.Series(data = data, index = index)
Para quem está começando, é super ruim a forma como coloca as varíaveis, data = data, index = index . Dificulta extremamente entender, fora que não teve aquela explicação de porque, como , só vai uma "digitação" sem sentido (para quem ta no início)... levemente desapontado com o andar das coisas mas não é por isso que vou desanimar de aprender. Só uma sugestão
fim do edit
Único ponto negativo que senti da alura é que quem realmente nunca teve contato com o assunto fica muito perdido eu sei que conforme eu for ganhando maturidade eu vou entender mais, só que justamente por estar pagando um curso e tentando estudar pelo básico, a ideia seria evitar um pouco os caminhos das pedras kkkkkk.. enfim.
é minha sugestão que tenha então aulas mais teóricas e mais exercícios para fixar bem, lista de exercício mesmo de forma opcional para quem quiser se desafiar... Ou pelo menos que o professor explique o raciocínio usado para entender qual e porque usar determinada ação...