1
resposta

[Sugestão] [RESOLVIDO] Problema de ClassNotFoundException no MessageAdapter

Como solução para a questão de outro aluno que não foi respondida, a classe User foi criada em dois módulos diferentes, o service-users e o service-reading-report e provavelmente se encontra em pacotes diferentes, fazendo com que o caminho completo do classpath seja diferente. No processo de deserialização, o service-users envia um type (ex. package1.User.class) e o service-reading-report não consegue encontrar esta classe com este mesmo path, resultando em uma ClassNotFoundException. Existem 2 soluções possíveis:

  1. Mover a classe User para o módulo common-kafka
  2. Mover a classe User para o mesmo pacote nos 2 módulos
1 resposta

Olá, Antonio!

Obrigada por compartilhar suas soluções para o problema de ClassNotFoundException no MessageAdapter. Você está absolutamente certo, a ClassNotFoundException é geralmente causada por problemas de classpath e sua análise do problema é bastante perspicaz.

Para outros estudantes que possam estar enfrentando um problema semelhante, aqui estão as soluções sugeridas pelo Antonio detalhadas:

  1. Mover a classe User para o módulo common-kafka: Isso significa que você terá uma única versão da classe User que será compartilhada entre os módulos service-users e service-reading-report. Isso pode ser útil se a classe User for usada de maneira semelhante em ambos os módulos.

  2. Mover a classe User para o mesmo pacote nos 2 módulos: Isso também pode resolver o problema, pois garante que o caminho completo do classpath seja o mesmo em ambos os módulos. No entanto, isso pode levar a duplicação de código, pois você terá a mesma classe em dois locais diferentes.

Lembre-se de que ambas as soluções têm suas vantagens e desvantagens, e a melhor escolha depende das necessidades específicas do seu projeto.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software