Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] Porcentagem de crescimento

Para fazer a porcentagem de crescimento não era mais fácil simplesmente dividir o posterior pelo anterior?

Aqui deu certo.

Ex: =C4/B4

1 resposta
solução!

Oi Paulo, tudo bem contigo?

Na verdade, a fórmula que você utilizou serve para calcular a taxa de crescimento entre dois valores.

Mas ela só funciona bem quando você quer saber a porcentagem de aumento de um valor em relação ao outro. Por exemplo, se você tem o valor de vendas de um mês (C4) e o valor de vendas do mês anterior (B4), essa fórmula vai te dar a taxa de crescimento em porcentagem.

Agora, quando você quer calcular a média do crescimento em um período de tempo, é melhor utilizar a média geométrica. Isso porque a média geométrica é mais adequada para casos em que os dados apresentam um comportamento multiplicativo sucessivo, como o caso de crescimentos.

A média geométrica é calculada multiplicando todos os valores e tirando a raiz enésima do resultado, sendo que o índice da raiz é o número de dados que você tem. Por exemplo, se você tem os valores 3, 8 e 9, você coloca eles em uma raiz cúbica (porque são 3 dados) e multiplica. O resultado será a média geométrica.

No seu caso, para calcular a média do crescimento, o recomendado é utilizar a função MÉDIA.GEOMÉTRICA no Google Sheets. Pois ela é mais precisa e mais flexível quando trabalhamos com muitos valores.

Espero ter ajudado e explicado bem o motivo do uso da média geométrica!

Abraços e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software