2
respostas

[Sugestão] Operadores IS NULL e NOT NULL, ORDENAÇÃO DE CÓDIGO

Quando vamos preparar e escrever nossa consulta podemos pensar realmente em uma tabela, que primeiro vem o SELECT que vai dizer quais colunas eu vou querer da minha tabela o FROM que vai falar qual e a tabela, depois vem os filtro o WHERE, e assim vem as ordenações os limites de linhas e as demais informações para assim finalizar a nossa consulta.

2 respostas

Kaleu. Que interessante!

Você está correto! Quando estamos preparando e escrevendo uma consulta SQL, é útil pensar na estrutura da tabela e seguir uma ordem lógica.

Eu resumi o processo:

SELECT: Define quais colunas você quer retornar na sua consulta. FROM: Especifica de qual tabela essas colunas serão selecionadas. WHERE: Aplica filtros para selecionar apenas as linhas que atendem a certas condições. ORDER BY: Ordena os resultados com base em uma ou mais colunas. LIMIT: Restringe o número de linhas retornadas pela consulta.

Para a atividade específica sobre operadores IS NULL e NOT NULL, você pode usar esses operadores no WHERE para filtrar registros que têm ou não têm valores nulos em determinadas colunas.

Por exemplo:

SELECT coluna1, coluna2
FROM tabela
WHERE coluna1 IS NOT NULL;