2
respostas

Github

Olá, boa tarde, tudo bem?

Preciso de uma ajuda para publicar minhas consultas SQL no GITHUB.
Eu vi alguns conteúdos na internet, mas tenho mais confiança em pedir ajudar para vocês da Alura.

Eu preciso criar meu portfólio para começar a me candidatar.
Vocês podem me ajudar?

Muito obrigada!

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
2 respostas

Ei, Marianna! Tudoa bem?

Agradeço por aguardar o nosso retorno.

Fico feliz em saber que você está montando seu portfólio no GitHub, é uma ótima maneira de mostrar suas habilidades. Deixarei os passos abaixo para você seguir:

Crie um Repositório no GitHub:

  • Acesse o GitHub e faça login na sua conta.
  • No canto superior direito, clique no ícone + e, depois, em New repository:

Captura de tela da interface do GitHub. Botão "+" destacado com círculo vermelho "1" abre menu suspenso. Opção "New repository" marcada com círculo vermelho "2". Outras opções incluem New issue, Import repository, New codespace, New gist, New organization e New project. Barra superior com ícones de busca, issues, pull requests, notificações e perfil de usuário.

  • Dê um nome ao seu repositório e uma breve descrição.
  • Deixe a marcação ON para Add README para documentar o seu projeto posteriormente.
  • Clique no botão verde escrito Creat repository

Captura de tela da página "Create a new repository" no GitHub com campo "Repository name" vazio e owner borrado, campo "Description" vazio com contador 0/350 caracteres, visibilidade selecionada como "Public", opção "Add README" ativada com toggle On, opções .gitignore e License definidas como "No .gitignore" e "No license", e botão verde "Create repository" na parte inferior.

Organize suas Consultas SQL:

  • No seu computador, organize suas consultas SQL em arquivos .sql. Você pode criar pastas para diferentes projetos ou temas, se preferir. A forma que vai exportar esse arquivo pode variar conforme o SGBD que está usando. No SQLite, que é o usado no curso, é da seguinte forma:
  • Abra o seu projeto que está no SQLite Online.
  • Clique no ícone bonequinho que é o user menu, localizado no canto superior direito.
  • Na lista suspensa que aparece, selecione Save to file.
  • Feito isso, o seu arquivo sq.l com suas consultas será baixado em sua máquina.

Captura de tela de um editor SQLite online com botão verde "Run" no topo, aba "SQLite 1" ativa e menu de usuário aberto destacando "Save to file". Tabela "table1pedidos1" exibida com colunas ID, INTEGER, Data_do_Pedido, TEXT, Status, Total; linhas de 1 a 13 mostram dados como datas "2023-08-01", status "Processando" e valores totais. Abaixo, tabela de hints com duas entradas: link SQL Page e Full Convert, ambas com descrições curtas.

Faça o Upload dos Arquivos:

  • No seu repositório no GitHub, criado na primeira fase, clique em Add file e depois em Upload files:

Captura de tela de um repositório GitHub privado chamado "teste". Barra superior mostra usuário "teste" e botão "Watch" com 0. Abaixo, branch "main" com 1 commit e 0 tags. Commit inicial por "nsqueiroz" com arquivo README.md. Menu suspenso "Add file" aberto, destacando opções "Create new file" e "Upload files". Conteúdo do README exibe o texto "teste".

  • Aparecerá uma janela, na qual você pode arrastar e soltar seus arquivos .sql ou clique para selecionar os arquivos do seu computador.
  • Depois de adicionar os arquivos, desça até o final da página e clique em Commit changes para salvar.

Documente Suas Consultas:

É importante adicionar um arquivo README.md no seu repositório explicando o que cada consulta faz, quais são os objetivos dos seus projetos e qualquer outra informação relevante. Isso ajuda quem for ver seu portfólio a entender melhor seu trabalho. Temos um artigo que pode te auxiliar nesse passo, chama "Como escrever um README incrível no seu Github"

CONTINUA NO PRÓXIMO POST...

Compartilhe Seu Repositório:

  • Agora que suas consultas estão no GitHub, você pode compartilhar o link do repositório com potenciais empregadores ou em seu currículo.

Espero ter ajudado

Até mais, Marianna!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!