Sou de uma família tradicional, cujos os avós vieram do Japão. Sou da terceira geração (meus pais são da 2º geração, pois nasceram aqui no Brasil, assim como eu). Meus filhos são, portanto, a 4º geração. Desde pequeno, fui criado (assim como meus dois irmãos) a priorizar os estudos. A tabuada então para mim, era o castigo dos Deuses. Meu pai ficava tomando até altas horas (eu detestava a tabuada do 7 em diante, era " A Família Capeta ", como dizia na época. Mas aprendi, que se eu mantivesse o foco (na época não sabia o que era essa palavra) eu acertava, e ia dormir mais cedo (rsrsrsrsrs ...) senão, era até meia-noite pra mais. E ai se não acordasse cedo no dia seguinte para ir à escola .... Então, percebi que se eu mantivesse o foco nos estudos, eu iria bem em qualquer matéria (seja na matemática, língua portuguesa, ciências, etc...). Hoje, depois de muito tempo, tento ensinar aos meu filhos, o que eu aprendi, através do meu pai e da vida, como focar nas pequenas e grandes situações em que nos sujeitamos. Não é uma tarefa fácil, pois "competir" com jogos eletrônicos e internet é como bater um veículo a 200 km/h (rsrsrsrsrs...). Mas é contornável, na medida de uma boa conversa, vez que crianças são crianças, e um dia já fomos um (mesmo nascendo em épocas diferentes). É...ser adulto não é nada fácil. Pensei que quando ficasse adulto as "coisas" seriam mais fáceis. Quem nunca !?