Poderia ter uma aula extra de bomo buildar a imagem dessa app, como criar o docketfile e tals, para uso no docker.
Poderia ter uma aula extra de bomo buildar a imagem dessa app, como criar o docketfile e tals, para uso no docker.
Olá Matheus! Tudo bem?
Que legal que você está interessado em aprender a criar imagens Docker para sua aplicação Flask! Embora o curso não tenha uma aula específica sobre isso, posso te dar uma ideia de como começar.
Para criar uma imagem Docker, você precisa de um arquivo chamado Dockerfile
. Este arquivo contém uma série de instruções que o Docker usa para construir a imagem. Aqui está um exemplo básico de como você poderia estruturar um Dockerfile
para uma aplicação Flask:
# Use a imagem base do Python
FROM python:3.9
# Defina o diretório de trabalho dentro do contêiner
WORKDIR /app
# Copie o arquivo requirements.txt e instale as dependências
COPY requirements.txt .
RUN pip install --no-cache-dir -r requirements.txt
# Copie o restante do código da aplicação
COPY . .
# Exponha a porta em que a aplicação vai rodar
EXPOSE 5000
# Comando para rodar a aplicação
CMD ["flask", "run", "--host=0.0.0.0"]
Passos para criar sua imagem Docker:
Crie o Dockerfile
: Coloque o exemplo acima em um arquivo chamado Dockerfile
na raiz do seu projeto.
Adicione um requirements.txt
: Certifique-se de que você tem um arquivo requirements.txt
com todas as dependências do seu projeto Flask. Você pode gerar esse arquivo usando pip freeze > requirements.txt
.
Construa a imagem: No terminal, navegue até a pasta do seu projeto e execute o comando:
docker build -t minha-aplicacao-flask .
Execute o contêiner: Depois que a imagem for construída, você pode rodar o contêiner com:
docker run -p 5000:5000 minha-aplicacao-flask
Esses passos são um ponto de partida e podem variar dependendo das especificidades da sua aplicação. Espero que isso te ajude a dar os primeiros passos com Docker!
Espero ter ajudado e bons estudos!