Como eu sei que de tempos em tempos a Alura atualiza seus cursos, queria deixar aqui uma sugestão de melhoria para uma futura revisão do curso, eu já deixei ela no campo de feedback na finalização do mesmo mas acho que aqui o professor pode visualizar melhor, assim como outros alunos podem agregar outras sugestões.
Pois então ....
A didática do professor é muito eficaz e as explicações são claras. O único aspecto a ser aprimorado no curso é a inclusão de um projeto com um escopo mais realista.
Um curso ideal geralmente se divide em três partes:
- 1) 20% de teoria e definição do escopo do projeto
- 2) Aplicação da teoria no projeto
- 3) Aperfeiçoamento do projeto.
1) Na primeira parte, seria muito enriquecedor se o professor apresentasse um projeto com um escopo claramente definido. Por exemplo:
"Vamos construir uma pipeline com Apache Spark, que recolhe informações do PostgreSQL e do MongoDB, processa esses dados ao converter seus tipos e remover colunas vazias, e salva-os em arquivos .parquet."
Este seria um escopo de projeto viável para ser desenvolvido ao longo do curso. Após a definição do escopo, o professor poderia aplicar a regra 80-20, introduzindo os 20% de teoria no primeiro módulo que serão necessários para aprender os outros 80%, fornecendo assim os fundamentos para a segunda parte. E claro, o professor teria que escolher os requerimentos do projeto de tal forma que pudesse reunir todos os conceitos abordados no curso.
2) Na segunda parte, nós poderíamos aplicar os 20% do módulo anterior no desenvolvimento do projeto, cujo escopo foi definido na primeira parte. Desta forma, poderíamos ver de maneira prática todos os conceitos trabalhando juntos para resolver um problema real, ao invés de observar diversos recursos do framework de forma dispersa e sem conexão com o todo, como ocorreu no curso.
3) Na terceira parte, o professor poderia revisar o código do projeto desenvolvido e fornecer dicas extras, aprimorar a qualidade do código, apresentar alternativas, entre outros.
Em síntese: O desafio aqui é que nos deparamos com diversas técnicas e conceitos apresentados de forma isolada com exemplos que não se integram ao todo, não resolvem de fato um problema real, não são um projeto, parecendo mais uma documentação em vídeo. Não se trata de um projeto com um escopo definido, e isso pode dificultar a aprendizagem, uma vez que temos um conjunto de mini soluções apresentadas ao aluno ao invés de um conjunto de pequenas soluções trabalhando em conjunto para resolver um problema. A falta de contexto pode ser um obstáculo para a consolidação do conhecimento.
No geral eu gostei bastânte as explicações do professor, quando ele apresenta os exemplos e conceitos ele se saí muito bem.
É isso então, obrigado.