Saudações devs, bom minha sugestão é a seguinte ao final do jogo além de habilitar o botão de reiniciar poderiamos também desabilitar o botão de chutar. Para isso primeiro é bom adicionarmos um id no botão chutar la no html, basta copiar como fazer ids do botão reiniciar =]
<button onclick="verificarChute()" id="chute" class="container__botao">Chutar</button>
com o botão chutar tendo um id, fica fácil pegarmos ele lá no javaScript como vimos na aula, então quando acertamos o número secreto podemos habilitar o botão de novo jogo e desabilitar o botão de chutar.
if(chute == numeroSecreto){
exibirTextoNaTela('h1', 'Acertou');
let palavraTentativa = tentativas > 1 ? 'tentativas' : 'tentativa';
let mensagemTentativas = `Você descobriu o número secreto com ${tentativas} ${palavraTentativa}`;
exibirTextoNaTela('p', mensagemTentativas);
document.getElementById('chute').setAttribute('disabled', true);
document.getElementById('reiniciar').removeAttribute('disabled');
}
e depois fazer a operação contrária quando formos reiniciar o jogo:
function reiniciarJogo() {
numeroSecreto = gerarNumeroAleatorio();
limparCampo();
tentativas = 1;
exibirMensagemInicial();
document.getElementById('reiniciar').setAttribute('disabled', true);
document.getElementById('chute').removeAttribute('disabled');
}
mas ai ficamos com essas duas linhas de código quase identicas se repetindo em dois lugares do código então podemos melhorar isso criando uma função
function habilitarEDesabilidarButtons(disableButtonId, enableButtonId){
document.getElementById(disableButtonId).setAttribute('disabled', true);
document.getElementById(enableButtonId).removeAttribute('disabled');
}
Então chamamos a função ao acertar o numero secreto e ao reiniciar o jogo
if(chute == numeroSecreto){
exibirTextoNaTela('h1', 'Acertou');
let palavraTentativa = tentativas > 1 ? 'tentativas' : 'tentativa';
let mensagemTentativas = `Você descobriu o número secreto com ${tentativas} ${palavraTentativa}`;
exibirTextoNaTela('p', mensagemTentativas);
habilitarEDesabilidarButtons('chute', 'reiniciar');
}
function reiniciarJogo() {
numeroSecreto = gerarNumeroAleatorio();
limparCampo();
tentativas = 1;
exibirMensagemInicial();
habilitarEDesabilidarButtons('reiniciar', 'chute');
}
Sou bem iniciante então espero não ter cometido nenhum erro ^^' mas enfim fica aqui a sugestão, testei a exaustão esse código e me parece estar tudo funcionando perfeitamente, gostaria muito de feedbacks no código e caso haja alguma forma deixar ele melhor. Por favor faça Obrigado e bons estudos