Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] Função para habilitar e desabilitar botões

Eu pensei em desenvolver uma funcionalidade para ativar e desativar botões. Quando o usuário estiver jogando, o botão de "chutar" ficará habilitado e o de "novo jogo" desabilitado, mas quando o usuário acertar o número secreto, o botão de "chutar" ficará desabilitado, tendo somente o botão de "novo jogo" habilitado. Assim o usuário não poderá dar mais chutes, já que ganhou o jogo.

function habilitaEDesabilitaBotoes(novoJogo) {
    if (novoJogo) {
        document.getElementById("reiniciar").removeAttribute("disabled");
        document.getElementById("chutar").setAttribute("disabled", true);
    } else {
        document.getElementById("reiniciar").setAttribute("disabled", false);
        document.getElementById("chutar").removeAttribute("disabled");
    }
}

A função possui um parâmetro booleano que recebe "true" para habilitar o botão de "novo jogo" e desabilitar o botão de "chute". Agora, se o valor for "false", acontecerá o contrário, botão de "novo jogo" desabilitado e o de "chutar" habilitado.

O que acharam da função? Eu a criei para evitar a duplicação de código, pois estava acontecendo isso no meu projeto.

1 resposta
solução!

Olá, Lucas! Tudo bem?

Gostei bastante da sua função para habilitar e desabilitar os botões parece estar funcionando corretamente. E como você bem disse, ela evita a duplicação de código, o que é uma boa prática de programação.

Como dica, utilize o mesmo pensamento que você teve no desenvolvimento dessa funcionalidade em projetos futuros, assim você conseguirá construir códigos bem estruturados e consistentes.

No mais, em caso de dúvidas sempre recorra ao fórum.

Bons estudos!