2
respostas

[Sugestão] Curso utilizando tipos, variáveis e funções acredito ter achado uma inconsistência ao executar o código abaixo.

parseInt(‘4’); // retorna o número 4 parseInt(‘4.5’); // retorna o número 4

parseFloat(‘4’); // retorna o número 4 parseInt(‘4.5’); // retorna o número 4.5 parseInt(‘4.5abc’); // retorna o número 4.5

Ao usar o console.log() nas linhas negritada o console retorna numero inteiro 4. Para o código retornar 4.5 como mostra o exemplo deve-se usar o parseFloat(). Me corrijam se eu estiver errado.

2 respostas

Cara, não sei se entendi bem a sua dúvida. Me corrija se eu tiver entendido errado, blz?

No caso das operações com parseInt(), de fato, só vai retornar a parte inteira do que estiver sendo passado para a função. No caso das operações com parseFloat(), só retornará a parte com ponto flutuante e o restante será descartado pela função.

O código abaixo retorna apenas a parte inteira:

console.log("parseInt('4.5abc')); //4

Já o código abaixo retorna apenas a parte com ponto flutuante:

console.log("parseFloat('4.5abc')); //4.5

O mesmo se aplica às funções:

Number.parseInt();
Number.parseFloat();

Olá Rafael, obrigado por deixar mais claro ainda, só fiz uma observação de correção na aula em questão, pra quem está aprendendo não se confundir em utilizar as conversões para inteiro e ponto flutuante, no exemplo da aula tinha um parseFloat() retornando inteiro o que na realidade é o que você descreveu. muito obrigado.