Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Sugestão] Contagem de games alugados

Para que o número de games alugados não seja negativo, sugiro acrescentar + 1 na ${boardGameAlugado}, resultando em ${boardGameAlugado + 1}, conforme se vê no código abaixo: let boardGameAlugado = 0; function alterarStatus(id) { let gameClicado = document.getElementById(game-${id}); let imagem = gameClicado.querySelector('.dashboard__item__img'); let botao = gameClicado.querySelector('.dashboard__item__button'); if(imagem.classList.contains('dashboard__item__img--rented')){ if(confirm('Deseja mesmo devolver o jogo?')){ imagem.classList.remove('dashboard__item__img--rented'); botao.classList.remove('dashboard__item__button--return'); botao.textContent = 'Alugar'; boardGameAlugado --; } } else{ imagem.classList.add('dashboard__item__img--rented'); botao.textContent = 'Devolver'; botao.classList.add('dashboard__item__button--return'); boardGameAlugado ++; } function contagemBoardGameAlugado() { console.log(Contagem de jogos alugados: ${boardGameAlugado + 1}); } contagemBoardGameAlugado(); }

2 respostas
solução!

Olá João!

Entendi sua sugestão de adicionar +1 à variável boardGameAlugado, mas acredito que isso pode causar uma contagem incorreta. Vamos analisar o que está acontecendo no seu código.

No seu código, a variável boardGameAlugado é usada para controlar a quantidade de jogos alugados. Quando um jogo é alugado, você incrementa essa variável com boardGameAlugado ++, e quando um jogo é devolvido, você decrementa com boardGameAlugado --. Isso parece correto para manter a contagem de jogos alugados.

A sugestão de adicionar +1 na função contagemBoardGameAlugado ao exibir a contagem pode dar a impressão de que há sempre um jogo a mais alugado do que realmente há. Se o objetivo é garantir que o número de jogos alugados não seja negativo, você pode considerar adicionar uma verificação antes de decrementar a variável, como:

if(imagem.classList.contains('dashboard__item__img--rented')){
    if(confirm('Deseja mesmo devolver o jogo?')){
        imagem.classList.remove('dashboard__item__img--rented');
        botao.classList.remove('dashboard__item__button--return');
        botao.textContent = 'Alugar';
        if (boardGameAlugado > 0) {
            boardGameAlugado--;
        }
    } 
}

Dessa forma, você garante que a variável boardGameAlugado nunca será menor que zero ao tentar devolver um jogo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Ajudou bastante. Obrigado mais uma vez.